Norberto Ortigara avalia cadeia produtiva da seda no Paraná

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, participou do 33º Encontro Estadual da Sericicultura, em Cruzeiro do Sul (município distante aproximadamente 60 quilômetros de Paranavaí).
Antes de ir à cidade sede do evento, ele passou pelo Diário do Noroeste e falou sobre a cadeia produtiva de seda no Paraná, destacando que apesar de ainda haver muito espaço para se expandir, tem conquistado o mercado internacional.
Ortigara disse que o Paraná reúne 1.800 criadores de bicho da seda, responsáveis por produzir valores que vão de R$ 35 milhões a R$ 38 milhões por ano. Os resultados, avaliou o secretário estadual, demonstram a qualidade do produto paranaense.
O evento destinado aos envolvidos em toda a cadeia produtiva da seda é organizado pela Câmara Técnica da Seda e integra diferentes setores. Trata-se de uma oportunidade para a troca de experiência, a aquisição de novas tecnologias e o aprendizado de técnicas de produção.
Com Ortigara, visitaram o Diário do Noroeste: Otamir Cesar Martins, diretor geral da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab); Rubens Ernesto Niederheitmann, diretor presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Gabriel Back, chefe do Núcleo Regional da Seab; Antônio Souza, gerente regional da Emater; e Carlos Costa Junior, supervisor regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).