Produtores discutiram o futuro da cultura do abacaxi na região durante encontro

Produtores de abacaxi da região de Santa Isabel do Ivaí estiveram reunidos para discutirem formas de alavancar o cultivo da fruta. A comercialização com Ceasa/PR (Central de Abastecimento) e a organização dos produtores em cooperativa ou associação foram alguns dos temas abordados para estimular a produção.
O Encontro realizado na tarde da última sexta-feira, organizado pelo escritório da Emater/PR, contou com a presença do diretor da Ceasa/PR, Natalino Avance de Souza, que explicou como funciona a comercialização direta com a Ceasa/PR.
“Temos uma demanda muito grande no Paraná”, disse Natalino que expôs que 95% do abacaxi consumido no estado vem de outros estados. “Estamos dando mercado para outros estados”.  
De acordo com dados da Ceasa, o Estado consome 36 mil toneladas da fruta/ano, enquanto que a produção é de pouco mais 13 mil toneladas/ano.
“Mesmo se dobrássemos nossa produção ainda teríamos mercado pra expandir”, disse o gestor que deu algumas dicas técnicas para a melhor comercialização do fruto na Ceasa.
“Os paranaenses consomem abacaxi graúdo e o fruto deve ser padronizado no tamanho, e os abacaxis das variedades Pérola e Havaí são os mais consumidos”.
Os municípios da região de Santa Isabel do Ivaí produzem cerca de 11 mil toneladas da fruta/ano, envolvendo 45 produtores. Desse total, apenas 294 toneladas foram comercializadas durante 2015 com a Ceasa/PR.
“A produção de Santa Isabel do Ivaí representa apenas 1% da comercialização do fruto através da Ceasa/PR, é muito pouco. Vocês (produtores) têm que reverter esse quadro com organização”, salientou o gestor da Ceasa/PR.
Durante o encontro os produtores também tiveram informações sobre como se organizarem em associação de produtores para facilitar a comercialização, que passaria a ser feita em conjunto. Uma das organizadoras da Coaprocor (Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul), esteve participando do Encontro e expôs a experiência dos produtores daquela região após se organizarem.
O 6º Encontro de Produtores de Abacaxi de Santa Isabel do Ivaí foi uma realização da Emater/PR, Faep, Iapar, SEAB, Ceasa/PR, Copagra, Sicredi e Banco do Brasil com apoio da prefeitura municipal de Santa Isabel do Ivaí.