Ações pedagógicas e administração participativa garantem bons resultados

CURITIBA – Ações pedagógicas inéditas e criativas, somadas à participação cada vez maior da comunidade na rotina das escolas, estão transformando a realidade das unidades da rede pública estadual.
Além de decidir e contribuir para a administração dos recursos que chegam às escolas, pais e estudantes participam das decisões com os diretores e tornam as gestões escolares mais democráticas.
As iniciativas são reconhecidas com o Prêmio de Gestão CAF, desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF) da Secretaria de Estado da Educação. O prêmio está na segunda edição, desta vez com a participação de mais Núcleos Regionais. O objetivo é valorizar as escolas com os melhores resultados na gestão participativa.
“A participação da comunidade dentro da escola é fundamental. Inclusive isso está previsto no nosso programa Minha Escola Tem Ação, o Meta, que busca, através da boa gestão, reduzir índices de evasão e reprovação, além de melhorar a educação no Paraná”, explica a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.
A premiação começou em 2015 e elegeu as três melhores administrações dos Núcleos Regionais de Educação de Umuarama, Paranavaí, Maringá, União da Vitória e Ivaiporã. A primeira colocada de cada núcleo recebeu R$ 3 mil em cota extra do Fundo Rotativo, a segunda, R$ 2 mil, e a terceira, R$ 1 mil. Além disso, todas as premiadas ganharam kits com projetor de imagem, HD externo, roteador e pen drives.
NOVA ESPERANÇA – No Colégio Estadual São Vicente de Paula, em Nova Esperança, no Noroeste do Estado, são desenvolvidas diversas atividades que levam a comunidade para dentro da escola.
Na gestão financeira, alunos, pais e demais representantes da comunidade escolar são convidados a participar das decisões sobre as aplicações dos recursos.
As ações pedagógicas e recreativas também contam com a participação do colegiado. A soma das ações rendeu ao colégio o primeiro lugar na avaliação do Prêmio CAF.
“Essas ações têm como foco o desenvolvimento pedagógico dos alunos, a premiação é consequência do trabalho coletivo que é desenvolvido ao longo dos anos”, disse o diretor Emerson Branco.
Todo mês é elaborada a prestação de contas, que fica exposta nos corredores e nas salas dos professores para que todos acompanhem os investimentos feitos na infraestrutura do colégio. A escola, maior do município, tem mais de 1,3 mil alunos e conta também com uma revista em versões impressa e online para relatar as ações pedagógicas desenvolvidas durante o ano.