Secretaria de Estado da Cultura trouxe capacitação em economia criativa a Paranavaí

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) trouxe a Paranavaí, no últrimo dia 11, o 4º Encontro de Economia Criativa da Incubadora Paraná Criativo.
O evento integrou o 8º Fórum de Cultura de Paranavaí, que trabalhou com o mesmo tema. Com entrada gratuita, as atividades foram realizadas no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa.
A programação teve início às 9h e seguiu até o fim da tarde. O público pode assistir a palestra da especialista em economia criativa e desenvolvimento sustentável, Lala Deheinzelin, que falou sobre como aproveitar as riquezas culturais e naturais e a capacidade empreendedora do Brasil.
As possibilidades de Paranavaí no setor criativo também foram discutidas com representantes de entidades. Na parte da tarde, o consultor estratégico para empreendimentos criativos, Leonardo Brant, explicou os sete passos do empreendedorismo criativo. Em seguida, os participantes puderam conhecer as iniciativas, os objetivos e as próximas ações em Economia Criativa no Paraná.
O coordenador-geral do projeto, Rogério Luiz Tonetti, explica a ação. “A ideia de fazer esses encontros de economia criativa em vários municípios polos do Paraná é justamente mostrar à nossa população o que é a Economia Criativa. Estamos trazendo diversos palestrantes de renome internacional para mostrar esse nicho que poucas pessoas conhecem ainda. Além dos encontros, mais oficinas da Incubadora estão planejadas para este ano”.
Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, a Economia Criativa é uma alternativa para enfrentar a atual crise econômica do país.
“A Economia Criativa na área cultural é de extrema importância para a formação de mais empresas ligadas à cultura. O mercado cultural é um mercado que cresce no mundo inteiro e o Brasil não pode ficar de fora. Estamos levando essa capacitação aos empresários e criadores, para que possamos crescer nessa área. A economia criativa é uma saída para a crise, é uma saída para os empresários, e a cultura sempre foi e sempre será um grande negócio”.
“A Economia Criativa é uma alternativa. E dentro disso, a área cultural com certeza se beneficia também, porque nós podemos criar novas oportunidades, que contemplem as atividades culturais. Nós entendemos que tudo aquilo que se faz em termos de geração de empregos, em termos de divulgar ações culturais, vem em benefício da comunidade. Então Paranavaí fica alegre em receber mais esse investimento”, comentou o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti.

Abertura do Fórum
A abertura do 8º Fórum de Cultura de Paranavaí aconteceu no dia dia 10. Aproximadamente 50 pessoas estiveram presentes. Entre elas, Rogério José Lorenzetti, prefeito de Paranavaí; João Luiz Fiani, secretário de Estado da Cultura; José Galvão, vereador representando a Câmara Municipal; Amauri Martineli, diretor presidente da Fundação Cultural de Paranavaí; Rogério LuisTonetti, diretor geral do Projeto Incubadora Paraná Criativo; Ubiratan Ângelo Fernandes, diretor do SESC – Serviço Social do Comércio; Guto Costa, secretário de Comunicação Social; Cristiane Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural; José Aparecido Caoneto, presidente da Academia de Letras e Artes de Paranavaí; Darlan Alves, representando a UNIPAR – Universidade Paranaense; Wendell Gussoni, representando o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Chico Ramos, presidente da Associação das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná.

Incubadora
A Incubadora Paraná Criativo é um programa de promoção ao desenvolvimento sustentável a partir da Economia Criativa. Fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) e o Ministério da Cultura.