8º Fórum de Cultura começa no Teatro Altino Costa

Hoje e amanhã, o 8º Fórum de Cultura de Paranavaí vai discutir Economia Criativa e Desenvolvimento das Potencialidades Locais no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa.
O evento que recebe o 4º Encontro de Economia Criativa do Paraná, que integra o programa Paraná Criativo, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, começa às 9h com a presença do secretário de cultura do Paraná, João Luiz Fiani.
Às 9h30, o Sebrae ministra a palestra “A formalização como oportunidade para o seu negócio”, com Natália da Costa. Depois começa o bate-papo Casos de Sucesso da Guarda Mirim.
“Às 13h30 teremos uma feira criativa com um bazar do Grupo da 3ª Idade do Sesc e algumas oficinas criativas de chaveiros em feltro, decoração em patchwork e filtro dos sonhos”, explica a diretora geral da Fundação Cultural, Talise Schneider.
No sábado, o fórum continua às 8h30 com o credenciamento dos participantes do 4º Encontro de Economia Criativa do Paraná. Às 9h30, a paulistana Lala Deheinzelin, especialista e pioneira em economia criativa no Brasil, ministra a palestra “Economia Criativa: Cultura também é negócio”. Laila é criadora do movimento Crie Futuros e autora do livro Desejável Mundo Novo.
Às 11h20, o secretário de desenvolvimento econômico e turismo Carlos Scarabelli, a técnica de atividades do Sesc Tânia Volpato e a artista plástica Kemmy Fukita participam do bate-papo Paranavaí é Criativa. Às 14h, o consultor estratégico belorizontino Leonardo Brant, que também é pesquisador cultural, consultor, escritor e diretor de cinema, ministra a palestra “Os Sete Passos do Empreendedorismo Criativo”. Às 16h, o diretor geral do Projeto Incubadora Paraná Criativo, Rogério Luis Tonetti vai falar sobre as ações em economia criativa no Paraná. Qualquer pessoa interessada no tema pode participar do evento. (Por David Arioch)
Realização: Uma realização da Prefeitura de Paranavaí (através da Fundação Cultural e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e Secretaria de Estado da Cultura, o fórum tem a parceria do Sesc, Unespar, Fatecie, Unipar, Sebrae, Aciap e Guarda Mirim, além do apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social.