Notificações de casos de dengue diminuem

Reduziu o número de notificações de casos suspeitos de dengue nos últimos dias em Paranavaí, uma consequência das baixas temperaturas que, em tese, contribuem para a diminuição dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue também da Febre Chicungunya e Zika Vírus. Mas a população deve manter os cuidados para eliminar água parada e, por consequência, as condições para proliferação do vetor.
O diretor da Vigilância em Saúde de Paranavaí, Randal Khalil Fadel, informou que nesta semana apenas um caso suspeito foi verificado, anteontem, ainda assim, a pessoa apresentava sintomas característicos de gripe. Não há registros positivos de dengue desde o dia 5 de maio.
Instigado a fazer uma avaliação, Fadel filho considerou o cenário “estável, mas complicado”. Lembra que embora o número de casos suspeitos tenham caído drasticamente (nos meses anteriores a média era de 4 a 5 casos ao dia), há presença do vírus e ainda criadouros do Aedes. O temor é que, quando houver aumento da temperatura, novos surtos aconteçam.
Para os moradores, continua valendo a regra de eliminar a água parada, ainda que em pequenas quantidades. A maioria dos focos é encontrada em residência, sobretudo, em vasos de plantas e bebedouros de animais. Esses ambientes requerem atenção especial, explica o diretor.
LIXÕES – Outro drama vivido na cidade é a proliferação dos chamados lixões clandestinos. As pessoas simplesmente jogam lixo em locais inadequados e, com o tempo, as margens de ruas e terrenos baldios vão se tornando grandes depósitos de lixo.
Fadel Filho lembra que a Vigilância fez a limpeza nos jardins São Jorge e Morumbi, ainda assim, é fundamental a participação popular, denunciando quem joga lixo em locais inadequados (Ouvidoria – telefone 156).
DIA D – Ontem foi mais um Dia D de combate à dengue no Paraná. Conforme cronograma, no dia 09 de cada mês são desenvolvidas ações nas cidades. Como parte da atividade, houve apresentação de teatro e palestras para os alunos do Colégio Leonel Franca. Foram apresentações em dois turnos para mais de 450 estudantes, informa o diretor.