Substitutos dos secretários devem ser definidos até a semana que vem
O prefeito Lorenzetti entende que este período será necessário para reorganizar o governo. Lembra que este é o último ano, o que exigirá dos substitutos um conhecimento prévio da máquina pública. Por isso, a preferência por servidores que já estão no quadro.
Embora o chefe do Executivo aguarde definir detalhes antes do anúncio oficial, a atual diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Fátima Ferreira, deve substituir a professora Aparecida Gonçalves, titular da pasta da Educação nas duas gestões de Lorenzetti. Aparecida se afasta para defender a pré-candidatura a prefeita pelo PDT.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Moacir Ferreira Maciel, também se desincompatibiliza neste início de mês (o prazo final é 02 de junho, amanhã). Servidor de carreira do quadro técnico, ele defende a pré-candidatura a prefeito pelo PMDB. Não há definição do prefeito Lorenzetti sobre o substituto. Mas, até pelo perfil buscado, deve assumir o servidor de carreira Edson Batista.
Igualmente deixa a administração para pleitear a candidatura pelo PMDB, o secretário Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), titular das pastas de Desenvolvimento Econômico e Comunicação Social. Com a sua saída, vaga a titularidade de dois setores estratégicos.
Até por conta disso, o prefeito pretende fazer consultas antes das definições. Lorenzetti cita o caso da Comunicação que, além do perfil técnico, o secretário deve ainda reunir qualidades de gestor.
A candidatura de Scarabelli é um fato novo na política local, surgido na semana passada. Lorenzetti analisa que se trata de um excelente quadro e que poderá contribuir para enriquecer a escolha do PMDB.
NOMES – Além dos dois integrantes do primeiro escalão, também o cirurgião dentista Valdir Tetilla é pré-candidato peemedebista. Para completar o cenário, o ex-deputado estadual Antonio Teruo Kato, embora afirme que não deve pleitear, é sempre citado pelo seu grupo de apoio como alternativa do PMDB.
Para Lorenzetti, o cenário é bom para o partido. Advertindo que fala como cidadão e não como prefeito ou peemedebista, entende que seria mais fácil defender uma candidatura de Teruo, mais conhecido politicamente. No entanto, vê como positivo o surgimento de um nome novo, sobretudo, no atual momento político.
Soma-se aos pré-candidatos da administração, o titular da Secretaria de Trânsito e Proteção à Vida, Nivaldo Aparecido Mazzin, do PTB. Primeiro da equipe a se lançar ainda em 2015, defende a pré-candidatura pelo PTB e mantém contatos com outros partidos.
Reunião com os secretários pré-candidatos
Lorenzetti antecipa que fará uma reunião com os secretários pré-candidatos. O seu objetivo é evitar rusgas entre eles. Defende que deve ser candidato aquele que, além de escolhido pelo partido ao qual está filiado, conseguir aglutinar companheiros e formar uma boa coligação. “Ninguém disputa sozinho”, pondera.
Neste ano já houve três baixas no primeiro escalão, por conta das eleições de 02 de outubro. Deixaram a equipe para pleitear candidaturas a vereador, ainda no mês de março: O secretário de Esporte e Lazer, Márcio Gonçalves; o secretário de Infraestrutura Urbana Eurípedes Lemes da Silva. Por fim, também no mês de março o secretário de Comunicação Social, Jorge Roberto Pereira da Silva, pediu exoneração. Foi substituído até então por Scarabelli.