Alckmin elogia trabalho de Richa: “Vamos na proa do Paraná”

MARINGÁ (ANPr) – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, destacou na sexta-feira a situação financeira do Paraná e a comparou com outros Estados.
“Em um momento de grande crise, enquanto a maioria dos Estados brasileiros está com dificuldade até para pagar salário, Beto Richa continua melhorando a infraestrutura e anunciando cada vez mais investimentos”, afirmou Alckmin, que esteve em Maringá (Noroeste) para assinar com o governador Beto Richa um termo de cooperação na área da agricultura. “Sempre digo para a minha equipe, vamos na proa do Paraná”, disse ele.
O protocolo de cooperação assinado por Richa e o governador paulista visa ações conjuntas para o aprimoramento e o desenvolvimento do setor agropecuário dos dois Estados.
O termo de cooperação foi firmado na Expoingá 2016. Richa e Alckmin visitaram a “fazendinha” instalada pelo Emater na Expoingá e descerraram a placa que comemora os 60 anos do Instituto.
“Estamos celebrando esse convênio visando intercâmbio para avançarmos na área de agricultura e pecuária do Paraná e de São Paulo. Temos várias experiências que podem ser compartilhadas”, disse Richa.
Ele ressaltou a visita de Alckmin ao Paraná e afirmou que, nesse período de crise econômica, é muito importante as parcerias entre os dois estados. “Queremos incrementar e fortalecer essa parceria. São Paulo é um estado irmão do Paraná. Temos que nos dar as mãos e somar esforços para, juntos, sairmos da crise que afeta a todos os brasileiros.”
EXEMPLO – Geraldo Alckmin explicou que o protocolo abrange pesquisa, inovação, informações, ações conjuntas de defesa sanitária animal e vegetal, sinergia na questão de pesquisa e inovação. “Esse acordo significa uma somatória de competências para os dois estados. Somos irmãos, o rio Paranapanema não nos separe, nos une”, afirmou.
Alckmin citou o Paraná como exemplo de associativismo e cooperativismo e disse que São Paulo quer se fortalecer nestes setores. “Temos até financiamento do Banco Mundial para um programa de agregação de valor à produção e melhoria de renda, principalmente do pequeno e médio produtor”, disse.
ÁREAS – O protocolo de intenções é para futuras parcerias e troca de experiências em inúmeras áreas: cadeia do agronegócio, incluindo acordos setoriais; políticas públicas para a agropecuária, incluindo tecnologia; programas e ações para o setor produtivo; integração técnica e científica; intercâmbio de informações, experiências, tecnologia e inovação, e parcerias para o pequeno e médio produtor rural na extensão rural, defesa agropecuária, pesquisa científica, abastecimento, crédito rural, agricultura familiar floresta e meio ambiente.
O protocolo inclui a eventual disponibilização de servidores das duas secretarias para implementação da cooperação entre os dois estados.