Sanepar substitui tubulação de água para região do Jardim Santos Dumont

#IMG02
Quem passa pelas Ruas Rio Grande do Norte e Parigot de Souza, em Paranavaí, se depara com uma grande movimentação nas calçadas. São equipes fazendo a substituição da tubulação (adutoras) que levam água tratada para a região do Jardim Santos Dumont. O trabalho deve ser concluído até o final do ano.
Trata-se de uma etapa do conjunto de obras programadas pela Sanepar para a cidade, explica o gerente regional Arnaldo Giovani Rech. Os novos tubos são de PEAD (polietileno de alta densidade), enquanto os antigos são de PVC.
Os que estão sendo colocados possuem qualidade superior em relação aos anteriores. São utilizados equipamentos que descartam a necessidade de cortar calçadas e pavimentos. O objetivo das obras é melhorar a eficiência e evitar ainda mais o desperdício de água tratada.
Atualmente 20% da água tratada em Paranavaí se perde no trajeto entre a Estação de Tratamento e o consumidor final. Um índice abaixo da média estadual de 30% e ainda mais abaixo da média nacional que chega a 40%.
Neste volume são contabilizadas as perdas por problemas na rede e também por ligações clandestinas. Rech explica que a Sanepar vistoria rotineiramente as suas redes e monitora o histórico de consumo de cada região. No caso de ligações clandestinas age também por denúncia.
A implantação da nova adutora para o Santos Dumont é uma etapa dos investimentos totais que serão feitos em Paranavaí. Atualmente a Estação de tratamento de Água (ETA) passa por adaptação, cujo objetivo é dobrar a capacidade de produção.
Atualmente a capacidade é de 220 litros de água por segundo. A cidade consome 280 litros por segundo, diferença compensada por 16 poços espalhados pelo município. Atualmente a Sanepar trabalha a interligação de dois novos poços no Jardim São Jorge. O objetivo é garantir o atendimento dos novos conjuntos habitacionais, cuja população ultrapassa a 04 mil pessoas.
Na etapa iniciada no final de março serão investidos R$ 6 milhões. Estão contemplados: a execução de mais de 2,5 mil metros de rede de grande porte (adutoras) de água tratada; 36 metros de adutora de água bruta, responsável pelo transporte do produto da captação do Rio Araras até a estação de tratamento da água; interligação dos dois poços existentes no Jardim São Jorge; reforma da Estação de Tratamento de Água e a reforma do Reservatório Elevado do São Jorge.