Paranavaí teve a menor temperatura desde 2013

Paranavaí registrou na manhã de ontem a menor temperatura desde 2013. Por volta da 6h os termômetros marcaram 4.8ºC, informa o Simepar. A temperatura mais baixa até então foi em julho de 2013, quando os termômetros marcaram apenas 1ºC.
Ontem foi o pico do frio na massa de ar sobre a região, confirma o meteorologista Tarcísio Valentin da Costa. Ele diz que a partir de hoje as temperaturas vão subir um pouco.
De acordo com a previsão do instituto, hoje os termômetros devem variar entre 9ºC e 19ºC. Aliás, ontem durante o dia houve elevação significativa da temperatura – no meio da tarde os termômetros marcavam 15ºC.
Amanhã continua a elevação da temperatura, com oscilação entre 13ºC e 25ºC. No domingo mínima de 13ºC com máxima de 20ºC. Não há previsão de chuva nos próximos dias, confirma o meteorologista.
Mesmo com a queda da temperatura, não há perdas na agricultura. Como antecipou ao DN ontem o pesquisador do Departamento de Economia Rural – Deral – Ênio Luiz Debarba, geadas acontecem com temperatura a zero grau. A região possui 32 mil hectares de milho safrinha, em fase de desenvolvimento da planta e amadurecimento do fruto.
Com a queda brusca de temperatura (no começo da semana a máxima chegou a 35ºC), a mudança de hábito dos paranavaienses foi inevitável. Muitas roupas pesadas compuseram o cenário nos últimos dias. O tradicional cafezinho substituiu a corrida às sorveterias.

Frio em Santa Catarina tem flocos de neve e sensação térmica de -22° C
A onda de frio fez nevar no Brasil pela primeira vez no ano, na noite de quarta-feira (27).
O fenômeno ocorreu às 21h nas cidades de São Joaquim e Urupema, ambas na região serrana de Santa Catarina, segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). "A umidade elevada e a temperatura próxima a -1°C deu condições para a precipitação de pequenos flocos de neve", informou o órgão.
A temperatura mais fria do ano foi registrada em Morro da Igreja, no município de Bom Jardim da Serra, na madrugada desta quinta (28): -3,6°C. Em Urupema, a mínima foi de -3,2°C. Nas duas localidades, o vento forte, entre 60 km/h e 70 km/h, levou a sensação térmica a até -22°C.