Decreto com medidas de contenção fica para a próxima semana

Ficou para a próxima semana a edição do decreto do prefeito Rogério Lorenzetti, determinando medidas de contenção de despesas para os próximos meses. Ontem o titular da Controladoria, Carlos Alberto Vieira, confirmou a elaboração do documento, constituído a partir da reunião de secretários da última sexta-feira.
Embora ainda em fase de elaboração, as linhas gerais estão definidas. Uma delas é a proposta de redução de 15% nas chamadas despesas correntes, isso é, o custo mensal da Prefeitura, entre outros compromissos.
Em entrevista ao DN no início do mês o prefeito Lorenzetti informou que o objetivo é fechar as contas da gestão, cumprindo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em síntese, a LTF não permite que o gestor deixe “o caixa estourado” para a futura administração.
Quando da definição pelas medidas, o prefeito lembrou que, embora a cidade esteja com as finanças equilibradas, o país passa por uma crise ainda indefinida e, por isso, se faz necessário adotar alguns procedimentos.
Parte das medidas que serão oficializadas via decreto já estão em curso, entre elas, economia com material de expediente e outros insumos. No final do ano passado houve uma determinação do prefeito para enxugar despesas. Algumas dessas ações foram mantidas, embora a previsão fosse apenas até o último mês de dezembro.