Dois alunos da região selecionados no programa Geração Atitude
CURITIBA – Após a análise de mais de 500 projetos de lei enviados à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelos diferentes Núcleos Estaduais de Educação, 32 alunos da rede pública de ensino foram selecionados a participar da Caravana da Cidadania.
O projeto dará aos jovens autores a oportunidade de terem suas ideias defendidas por um parlamentar no próprio Legislativo estadual, podendo ser transformadas em leis estaduais.
Este é o próximo objetivo do premiado programa Geração Atitude, uma parceria entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e pelo Ministério Público estadual, para estimular o debate político e promover o exercício da cidadania entre os jovens paranaenses.
Todos os 32 Núcleos de Educação se envolveram no programa e os projetos de lei foram enviados de municípios localizados em todas as regiões do estado.
Os trabalhos refletem a preocupação dos estudantes com temas pertinentes às suas realidades, como agricultura e meio ambiente, valorização do esporte e da cultura ou melhores condições para que eles obtenham o primeiro emprego.
De acordo com o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, também diretor da Escola do Legislativo, a cada ano é possível observar evolução na qualidade do material que concorre.
“Desta vez os professores orientadores e os alunos se empenharam ainda mais, seguiram à risca nossas orientações e observamos ótimas ideias. Esperamos que uma ou mais delas se tornem leis estaduais”, afirma.
Projeto da região selecionados para a Caravana da Cidadania, em Curitiba:
Aluno: Marcos Henrique Souza Regini, do Colégio Estadual Humberto de Campos – Querência do Norte.
Projeto: Propõe a implantação do “Programa Projetando o Futuro”, que tem por objetivo a fomentação do discente ao mercado de trabalho.
Aluno: Evelyn Cavalcante Miranda, do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa – Paranapoema.
Projeto: Dispõe sobre a elaboração de uma lei de incentivo e valorização da prática esportiva nas escolas públicas e institui no calendário escolar o “Dia do Atleta na Escola”.