Meta é diagnosticar 90% dos casos possíveis de tuberculose em Paranavaí

Médicos e enfermeiros que atendem nos postos de saúde e nas equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) de Paranavaí, participaram ontem de treinamento sobre turberculose, promovido pelo SINAS (Sistema Integrado de Atendimento em Saúde).
Entre as metas do Ministério da Saúde apresentadas aos profissionais, está o diagnóstico de 90% dos casos possíveis da doença na cidade, e a cura de pelo menos 85% dos casos diagnosticados.
Segundo dados apresentados pelo médico residente da Santa Casa, Fernando Henrique, pelo menos um terço da população mundial está infectada com o bacilo causador da Tuberculose (dados da OMS). Em 2013 houve uma “explosão” da doença no mundo, com 9 milhões de casos novos e 1 milhão de óbitos.
O Brasil é considerado hoje um dos 22 países que abrangem 80% da carga mundial de Tuberculose. De 2005 a 2014 foram 73 mil novos casos registrados no país, e em 2013 (últimos dados oficiais do Ministério da Saúde) foram 4.577 óbitos em decorrência da doença.
Em Paranavaí, os médicos e enfermeiros das unidades de saúde estão sendo orientados a identificar as pessoas com mais de 15 anos que apresentem tosse e expectoração e detectem os possíveis casos de Tuberculose, encaminhando para o acompanhamento e tratamento adequado, além de intensificar a cobertura vacinal de BCG na cidade.