“Período de turbulência”, diz Rogério Lorenzetti sobre atual situação política

“É um período de turbulência. A saída não será fácil nem simples”, disse o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, sobre a atual situação do Brasil. Ele afirmou que ainda é cedo para saber quais serão as consequências da crise política, mas manifestou preocupação quanto aos reflexos do problema nas ações municipais.
Lorenzetti explicou que a apreensão se deve ao fato de que parte das obras realizadas em Paranavaí resulta de investimentos do Governo Federal, como a pavimentação asfáltica feita – Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – e a construção de unidades habitacionais – Minha Casa, Minha Vida.
As eleições municipais deste ano também poderão sofrer influência dos problemas políticos em âmbito nacional. “Estou preocupado, porque não sei como isso vai repercutir”. Uma das possibilidades apontadas pelo prefeito é que nomes desconhecidos ganhem mais destaque, já que a população está pedindo mudanças.
Ele afirmou que ainda não sabe se o PMDB, partido ao qual é filiado, lançará candidatura própria à Prefeitura de Paranavaí ou se fará composições com outras siglas. Mas enfatizou: “Pela importância do partido, queremos seguir protagonistas na sucessão”.
TERUO KATO – Lorenzetti recebeu com surpresa a decisão tomada pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual Antônio Teruo Kato de deixar o PMDB. A saída foi anunciada em primeira-mão pelo Diário do Noroeste no dia 17 de março. “Soube pelo jornal. Senti muito”, disse o prefeito.
Mais uma vez, Lorenzetti expressou preocupação, considerando a importância de Teruo Kato em âmbito municipal. “Sempre tem impacto negativo. A saída dele muda todo o cenário”. Mesmo assim, o prefeito avaliou que cada um deve fazer o que é mais viável para o próprio projeto político.
Ele garantiu que não deixará o PMDB, como chegou a cogitar anteriormente, caso Lauro Machado se tornasse presidente do partido em Paranavaí. Não se tratava de qualquer problema pessoal, mas de ordem estratégica. Lorenzetti se dizia a favor da renovação.
ASFALTO – Aos poucos, a Administração Municipal tem recuperado ruas e avenidas de Paranavaí. Grande parte da malha asfáltica ficou comprometida pelas chuvas fortes que caíram sobre a cidade no final de 2015 e no começo deste ano. “Estamos atuando em diversas frentes de trabalho”, afirmou o prefeito.
Ele destacou que os R$ 7 milhões repassados pelo Governo do Estado garantirão a execução de boa parte dos serviços. “Ainda vamos licitar as obras”. De acordo com Lorenzetti, haverá recapeamento de vias coletoras e aplicação de asfalto novo em vias não pavimentadas.
Ainda não é possível saber quando as obras terão início, já que o processo burocrático pode levar semanas para ser concluído. Mas a expectativa é que comecem até o final de junho, porque, por se tratar de ano eleitoral, após esse período o poder público fica impedido de iniciar obras.