Chuvas causam mais estragos e prefeito pede ajuda ao governo

Devido as constantes chuvas, que prejudicaram ainda mais as condições de tráfego nas vias urbanas e rurais de Paranavaí, o prefeito Rogério Lorenzetti encaminhou ontem ao governador Beto Richa ofício informando que o município precisa tomar medidas urgentes e para tanto necessita de “ajuda imediata” do Governo do Estado.
O prefeito está solicitando a liberação urgente da ordem de serviço para a recuperação da PR-218, entre Paranavaí e Graciosa, que se rompeu, prejudicando a mobilidade das pessoas e cargas, gerando enormes prejuízos para as empresas instaladas no distrito.
No documento, Rogério lembra que a Prefeitura já encaminhou à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU) os documentos para a liberação de financiamento de R$ 7 milhões “para recuperação da malha viária e recapeamento asfáltico das vias urbanas do município” e pede agilidade no trâmite burocrático do processo.
O prefeito apela, ainda, para a “liberação de recursos, a fundo perdido, dentro dos princípios da legalidade, pra que possamos recuperar as vias urbanas e rurais”, cujas obras estão com os custos estimados em mais de R$ 11 milhões. Não havendo possibilidade do repasse imediato do recurso financeiro, Rogério pleiteia que os valores sejam repassados em emulsão asfáltica e óleo diesel “dentro das possibilidades do Estado”.
Desde o mês passado, Paranavaí decretou o estado de emergência por conta dos danos causados pelas chuvas que caem com intensidade na cidade desde o segundo semestre do ano passado. “Vivemos uma situação atípica e por isso estamos fazendo este apelo em tom quase dramático para que o Governo do Estado nos auxilie a ‘contornar este momento difícil que atravessa o município’”.
O prefeito Rogério Lorenzetti determinou que cópias do ofício fossem encaminhadas às secretarias de Infraestrutura e Logística e Desenvolvimento Urbano, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e ao deputado Tião Medeiros.