Secretária: “Os números não servem de competição”
Sete Escolas Municipais e quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Paranavaí receberam certificados por serem destaques na alfabetização em 2015. A secretária de Educação, Cida Gonçalves, garantiu que os números não servem de competição, mas é uma forma de agradecer os servidores pelo trabalho realizado.
“Nós não fazemos ranking e não procuramos estabelecer qual escola é melhor. Porém, achamos importante certificar as escolas que estabeleceram as médias que julgamos essenciais. Quanto mais certificados a escola tiver, maior será a credibilidade”, afirmou Cida Gonçalves.
A secretária informou que três escolas vêm mantendo destaque em todos os anos – Neusa Braga, Jayme Canet e Cecília Meireles, que não ficaram de fora nenhum ano. “A educação infantil tem melhorado a cada ano, e esperamos que o trabalho tenha continuidade na próxima gestão”, frisou a secretária.
Os estudos dos índices de alfabetização na educação infantil no Jardim II foram iniciados quando a atual administração assumiu o poder público. Em 2010, foram constatadas 785 crianças no Jardim II, sendo que o nível de alfabetização era de 8,4% (66 alunos). Com um trabalho árduo, os números foram crescendo ano a ano, e em 2015, de 815 crianças, 342 foram alfabetizadas (42%), representando um crescimento de 33,6%.
PREFEITO – Presente na solenidade, na sexta-feira, o prefeito Rogério Lorenzetti, ressaltou o trabalho de sua equipe na área da educação. “A equipe que conseguimos reunir, dificilmente outro prefeito vai conseguir. Tivemos união e comprometimento para que alcançássemos estes excelentes resultados. Temos reconhecimento do Ministério da Educação que nosso trabalho está no caminho certo. Aumentamos vagas nas creches, intensificamos o trabalho na educação infantil, investimos em equipamentos de qualidade e, felizmente, vencemos os momentos difíceis”.
Rogério Lorenzetti afirmou que Paranavaí conta com escolas climatizadas, reformadas, bem estruturadas e com professores à disposição. “Fizemos quadras cobertas para garantir um ensino integral eficaz. Investimos para que as crianças tenham uma alimentação cheia de variedades nas escolas. Eu fico muito feliz em ver tudo isso funcionando, me traz uma grande satisfação. Mas, nem por isso, vamos nos acomodar. Nesses últimos meses, vamos seguir trabalhando para que os índices da educação possam crescer ainda mais”, ressaltou.
Os CMEIs receberam os certificados de acordo com o trabalho que vem sendo realizado com os alunos do Jardim II.
Para receber os certificados, as escolas precisam atingir níveis alfabéticos necessários já pré-determinados. Para a educação infantil, o nível alfabético precisa ser acima de 50%; para o 1º ano, o nível alfabético precisa ser de pelo menos 85%; para o 2º ano, os requisitos são ainda maiores, sendo necessário ter nível alfabético de no mínimo 95% e média acima de 17 na Provinha Brasil.
AS MÉDIAS DE CADA ESCOLA:
Escola Municipal Cecília Meireles
1º ano – 90%
2º ano – 98,8% e nível 5 (média 17,02) na Provinha Brasil
Escola Municipal Elza Caselli
Educação Infantil – 51%
1º ano – 86%
Escola Municipal Hermeto Botelho
1º ano – 93%
2º ano – 98% e nível 5 (média 17,28) na Provinha Brasil
Escola Municipal Jayme Canet
Educação Infantil – 75%
1º ano – 100%
2º ano – 100% e nível 5 (17,49) na Provinha Brasil
Escola Municipal Maria Back
2º ano – 96,4% e nível 5 (média 17,46) na Provinha Brasil
Escola Municipal Neusa Braga
Educação Infantil – 55,6%
1º ano – 91%
2º ano – 98,7% e nível 5 (média 17,46) na Provinha Brasil
Escola Municipal Noêmia do Amaral
1º ano – 92%
AS MÉDIAS DE CADA CMEI:
CMEI Menino Davi – 82,4%
CMEI Isabela Felippe – 77,2%
CMEI Maria Madalena – 76,5%
CMEI Nossa Senhora do Carmo (Graciosa) – 50%.