Quatro municípios da região se destacam na cobertura vacinal
Quatro municípios da região de Paranavaí se destacaram nos primeiros dias da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo. Planaltina do Paraná, Paranapoema, Querência do Norte e São João do Caiuá atingiram nos primeiros oito dias índices acima de 50% da meta.
Lidera a estatística a cidade de Planaltina do Paraná, que obteve 84,21% de cobertura para a Pólio e de 82,89% para sarampo, que também tem eficácia contra rubéola e caxumba, a chamada tríplice viral. O município imunizou contra a pólio 192 das 228 crianças previstas, com idade até 4 anos.
Paranapoema igualmente teve destaque nestes dias, vacinando contra a pólio 126 das 162 crianças previstas, ou seja, cobertura de 77,78%.
Querência do Norte conseguiu alcançar 397 das 659 crianças previstas para vacinação que protege contra a pólio, percentual de 60,24.
Também mereceu destaque nesta lista, São João do Caiuá, que atingiu 54,69%, ou seja, vacinou contra a pólio 175 dentre as 320 crianças previstas.
As cidades elencadas atingiram semelhantes índices nas duas vacinas, já que se trata do mesmo público. Exceção para Planaltina do Paraná, onde existe uma pequena diferença na meta inicial.
NÚMEROS – Algumas cidades ainda estão com números abaixo da meta, caso de Nova Londrina. Nesta cidade foram apenas 6,98% de cobertura vacinal até a última segunda-feira, ou seja, 46 das 659 previstas para pólio.
Paranavaí, a maior cidade da região, tinha alcançado 27,72% das 4.361 doses previstas. Até terça-feira eram 1.209 crianças vacinadas contra a pólio, número que, a exemplo de Nova Londrina, deve ter subido nos últimos dois dias de campanha.
Na média apontada pela planilha da 14ª Regional de Saúde, 30,56% das crianças foram alcançadas pela Campanha Nacional de Vacina.
Em recentes campanhas a variação de índices foi considerada normal. Os números avançam sempre em ritmo mais lento nas cidades de maior público-alvo, ou seja, de maior população.
DESAFIOS – De acordo com as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a média semanal para que as cidades atinjam os índices até o final da campanha no próximo dia 31 é de 16%.
Ainda de acordo com tais projeções, o índice deve dobrar no esforço concentrado do próximo sábado (18), chamado Dia D. As unidades de Saúde funcionarão das 8h às 17h.
A vacina está disponível nas unidades de saúde de todo o Brasil, voltada para crianças com idades entre um e quatro anos. Para que as crianças recebem a imunização, mesmo que já tenham sido vacinadas, é necessário levar a carteirinha de vacinação, possibilitando que as equipes técnicas façam as avaliações do histórico vacinal.
NÚMEROS NACIONAIS – O Ministério da Saúde confirmou que até a terça-feira (14), 3,6 milhões de doses das vacinas contra a pólio e sarampo foram aplicadas em crianças de todo o país. Foram 1,808 milhão de crianças vacinadas contra a pólio e 1,801 milhão contra o sarampo, o que corresponde a cerca de 16,13% do público-alvo para a pólio e 16,07% para o sarampo.
Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, o Ministério da Saúde convoca mais de 11 milhões de crianças de um a menores de cinco anos. A Campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem ser vacinadas, independente da situação vacinal.