Geração de empregos dá sinais de crescimento em Paranavaí

Pouco a pouco, Paranavaí vai retomando o ritmo de abertura de vagas de emprego. “As empresas estão voltando a contratar, ainda que seja de forma tímida”, disse o gerente da Agência do Trabalhador, Lucas Barone.
Para se ter uma ideia, a última semana começou com 36 oportunidades de trabalho formal. Nesta segunda-feira, serão 47 vagas. “O número não é agradável, porque representa a situação do país. Mas estamos evoluindo”.
Ao mesmo tempo em que as contratações começam a aumentar, cresce a exigência de capacitação dos trabalhadores. “Os empresários estão buscando mão de obra qualificada. Para conseguir emprego é preciso ter formação e experiência”, destacou Barone.
Para preencher uma vaga de gerente de loja, por exemplo, é preciso ter curso superior. Para ser contratado como administrador, o candidato precisa ser graduado e ter especialização. De maneira geral, há, ainda, outras especificações, entre as quais habilitação para dirigir e cursos de língua estrangeira e informática.
Barone destacou que o tempo de permanência do trabalhador em uma empresa é outro fator que determina a preferência de quem está contratando. O profissional que muda de emprego frequentemente tem menos chances do que aquele que permanece por tempo maior.
Diante de todas essas características do atual cenário, o Programa de Aperfeiçoamento do Trabalhador (PAT) surge como opção para quem está à procura de emprego. Trata-se de uma ação da Administração Municipal em parceria com entidades e instituições de ensino da cidade.
A partir do PAT, trabalhadores podem participar de cursos de capacitação gratuitos em diferentes áreas de atuação. As temáticas são definidas de acordo com as necessidades identificadas pela equipe da Agência do Trabalhador.
VAGAS – Para quem está desempregado ou busca novas oportunidades, a semana começará com vagas na indústria, no comércio e no setor de prestação de serviços.
A maior quantidade é destinada exclusivamente para pessoas com deficiência, sendo oito vagas para empacotadores. Há, também, três vagas para vendedores, duas para farmacêuticos e duas para auxiliares administrativos.
Interessados devem ir até a Agência do Trabalhador, na Rua Marechal Cândido Rondon, número 1.701, centro. O atendimento vai das 8 às 16 horas, sem intervalo para almoço. É necessário apresentar documentos pessoas e Carteira de Trabalho.