Para diretor de Trânsito, mudança na forma de estacionamento foi positiva

Pouco mais de uma semana após a mudança na forma de estacionar carros na Rua Getúlio Vargas, no centro de Paranavaí, a avaliação feita pelo diretor de Trânsito, Airton Melo Gonçalves, é de que o objetivo está sendo alcançado. “O trânsito está fluindo com mais tranquilidade, sem engarrafamentos”.
As vagas que antes eram em diagonal, agora são horizontais, ou seja, paralelas ao meio-fio. Os carros estacionados ao longo da via ocupavam parte da pista, prejudicando a passagem dos outros veículos. Com isso, eram identificados pontos de engarrafamento, principalmente em horários de pico.
O que ficou bastante claro, destacou Gonçalves, é que o problema já não existe mais. Além disso, os motoristas têm campo de visão mais amplo da hora de deixar a vaga. “A mudança aumentou a segurança. Não registramos nenhum acidente”, destacou o diretor de Trânsito.
Uma das preocupações dizia respeito à eliminação de mais de 40 vagas de estacionamento no centro da cidade. Para os motoristas, significaria ter de dirigir por mais tempo até que encontrassem local adequado para deixar o veículo. Entre os lojistas, o receio era que a mudança afetasse o movimento no comércio.
As duas hipóteses foram contestadas por Gonçalves. “Andando pela Getúlio Vargas, não percebi essa dificuldade de encontrar vagas. Sempre tem lugar para estacionar”, disse. E continuou: “Quando as pessoas estacionam longe, precisam andar pelo centro e têm a oportunidade ver várias lojas”.
ROTATIVIDADE – Um dos fatores que contribuíram para o melhor aproveitamento das vagas de estacionamento rotativo foi a intensificação da fiscalização na Rua Getúlio Vargas. Agora, os motoristas estão cumprindo o tempo máximo de permanência em um mesmo ponto, duas horas.
Gonçalves destacou, ainda, o fato de lojistas e funcionários das empresas da região central buscarem locais alternativos para estacionar. Segundo ele, era comum deixarem os veículos por tempo maior do que o permitido.