Situação de emergência em Paranavaí
O governador Beto Richa assinou decreto declarando situação de emergência em Paranavaí devido às fortes chuvas que causaram danos em vários pontos da cidade por conta das enxurradas nos últimos dias.
O decreto de Richa atesta que os atos oficiais, da municipalidade, de declaração de situação anormal na cidade estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Também foi declarado situação de emergência em Alto Paraná e Tapira.
Com a homologação da situação de emergência, as prefeituras poderão acessar recursos do Governo do Estado para reparar os danos causados pelas chuvas.
Além disso, os municípios também podem contratar serviços, em casos específicos, sem a necessidade de abrir processo licitatório. A medida se aplica para casos em que há urgência na resolução dos problemas causados pela chuva.
O prefeito Rogério Lorenzetti, que está em Curitiba, já fez uma visita à Fomento Paraná, para buscar recursos financeiros para dar respostas rápidas aos danos em Paranavaí.
Segundo o prefeito, Paranavaí terá prioridade e urgência nas análises técnicas de novos empréstimos em andamento e novos pleitos. “No nosso caso, já estamos em contato com a Fomento Paraná para resolver duas situações. Aquele financiamento de R$ 7 milhões para recuperação da pavimentação da cidade e outras obras de infraestrutura, por exemplo, entra na lista prioritária para análise técnica e rápida liberação dos recursos”, explicou Lorenzetti.
Na Fomento Paraná, o prefeito Rogério foi recebido pelo diretor-presidente da Agência, Juraci Barbosa Sobrinho; pelo assessor da presidência, Mario João Figueiredo; e pelo gerente de Relações institucionais, Paulo Morva Martins.