Saiba como economizar energia elétrica nos dias quentes

A previsão de aumento das temperaturas em todo o Paraná nos próximos dias também serve de alerta para o maior consumo de energia com refrigeração de ambientes e alimentos. 
Para evitar a alta na conta de energia por conta dos dias quentes, é preciso utilizar os eletrodomésticos com inteligência. Quase 50% do consumo de eletricidade nas residências paranaenses provém da geladeira, de freezers e do chuveiro elétrico. 
“Há alguns cuidados que contribuem muito para reduzir o consumo de energia, como evitar abrir a porta da geladeira muitas vezes, verificar se ela fecha corretamente e não colocar alimentos quentes no refrigerador”, explica Gustavo Klinguelfus, gerente de Utilização de Energia da Copel.
No caso do chuveiro elétrico – que representa cerca de 25% do consumo de energia em uma residência – o verão é o momento certo para economizar. 
Na maioria dos equipamentos, basta mudar a chave de temperatura para “verão” para reduzir o consumo do aparelho em até 40%. Uma dica para qualquer época é evitar banhos demorados, contribuindo também com a economia de água.
O ar-condicionado é outro vilão do consumo de energia. “Ao usar o aparelho para refrescar o ambiente é necessário manter as janelas e portas fechadas. Em cômodos desocupados, lembre-se de desligá-lo da tomada e fazer periodicamente a limpeza das grelhas de circulação de ar, o que melhora sua eficiência”, explica Gustavo.
Usar a iluminação com cautela também ajuda a economizar. Para isso, evite acender lâmpadas durante o dia, abra bem as cortinas e use ao máximo a iluminação natural. 
Prefira lâmpadas de led ou fluorescentes compactas. Embora sejam mais caras, elas consomem 80% menos energia que as incandescentes e compensam o investimento. “Uma lâmpada de led de 10 Watts ou uma fluorescente de 15W iluminam tanto quanto uma lâmpada incandescente de 60W, além de terem maior durabilidade”, acrescenta Gustavo.