Mudança no estacionamento melhorou fluxo de veículos

As vagas diagonais ao longo da Rua Getúlio Vargas, no centro de Paranavaí, foram substituídas pelo estacionamento horizontal (paralelo ao meio-fio). A mudança foi feita no domingo, resultando na melhoria do fluxo de veículos. “Não existem mais aqueles gargalos e o trânsito está fluindo melhor”, disse Airton Melo Gonçalves, diretor municipal de Trânsito.
Por outro lado, o número de vagas de estacionamento rotativo diminuiu. Agora, são aproximadamente 50 a menos. Na opinião de quem trabalha no comércio da cidade, a redução é prejudicial. “O movimento já está fraco. Agora, vai ser mais difícil as pessoas virem para o centro”, argumentou Jucimara Duz, gerente de uma loja na Rua Getúlio Vargas.
Para Edmara Satin, que tem uma empresa naquela via, ainda é cedo para fazer uma avaliação mais criteriosa. Mesmo assim, ela disse que a redução no número de vagas atrapalha o desempenho do comércio. A esperança é que a Administração Municipal encontre alternativas e resolva o problema.
De acordo com Gonçalves, isso já está sendo feito. “Intensificamos a fiscalização para garantir a rotatividade dos veículos”, disse, referindo-se ao estacionamento regulamentado. O tempo máximo de permanência em um mesmo local é de duas horas.
O diretor de Trânsito afirmou que muitos lojistas e funcionários deixam os veículos na mesma vaga por tempo superior ao permitido, isso também reduz o estacionamento para quem vai até o centro da cidade fazer compras. Enquanto isso, a equipe da Administração Municipal estuda o que pode ser feito para solucionar o problema. Em linhas gerais, enfatizou Gonçalves, “a primeira impressão foi positiva”.