Profissionais de saúde participam de encontro para falar sobre mudanças no calendário vacinal

Foi realizada na manhã de ontem uma reunião técnica para tratar sobre as mudanças no calendário vacinal. O encontro foi na sede do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí e contou com a presença de profissionais de saúde de todo o Noroeste do Paraná.
As mudanças passaram a vigorar no dia 4 de janeiro de 2016, por isso, a equipe da 14ª Regional de Saúde convidou coordenadores municipais de Imunização e vacinadores para o evento de ontem. O objetivo foi explicar como a nova agenda será colocada em prática.

A lista segue da seguinte forma:
BCG: Sem alteração.
Hepatite B: Permanece a dose ao nascer. Complemento com a vacina Penta aos dois, quatro e seis meses. Será ampliada a oferta para a população independentemente da idade e da condição de vulnerabilidade.
Penta/DTP: Sem alteração.
Poliomielite: Substituição da terceira dose por via oral pela injetável. Ficam mantidas as doses orais para crianças com 15 meses e quatro anos de idade, o mesmo valendo para as campanhas.
Pneumocócica 10 valente: Adoção do esquema básico de duas doses aos dois e quatro meses de idade (antes eram três doses). O reforço permanece aos 12 meses.
Rotavírus humano: Sem alteração.
Meningocócica C: Mudança no primeiro reforço para 12 meses, podendo ser feito até quatro anos (antes o reforço era até os 15 meses).
Febre amarela: Uma dose aos nove meses e reforço aos quatro anos. Permanece não sendo indicada para gestantes.
Hepatite A: Dose única, com alteração de faixa etária – de 12 para 15 meses.
Tríplice viral: Permanece o esquema de uma dose aos 12 meses, duas doses de 10 a 19 anos e uma dose de 20 a 49 anos.
Tetra viral: Permanece uma dose aos 15 meses.
Papilomavírus Humano (HPV): Para meninas de nove a 13 anos. Mudança no esquema para duas doses – zero e seis meses – não sendo necessária a terceira dose.
Dupla – adulto: A partir dos sete ou dez anos de idade, de acordo com o histórico vacinal. Reforço a cada dez anos. Para gestantes, três doses, dependendo da situação vacinal.
DTPa: Permanece o esquema para gestantes entre a 27ª e a 36ª semana de gestação. Também deve ser oferecida para profissionais da saúde que atuam em maternidades e UTIs Neonatais.