800 crianças na formatura do Proerd 2015

Na última quinta-feira (4), aproximadamente 800 alunos de 19 turmas dos 5ºs anos de 16 escolas da rede municipal de ensino participaram da formatura da turma de 2015 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Durante a formatura, o prefeito Rogério Lorenzetti destacou a parceria com a Polícia Militar para a realização do Programa. “Somos gratos ao Proerd que vem há 15 anos orientando e trazendo conhecimento sobre os perigos da vida às nossas crianças. Quem se forma por este Programa, sabe que tipo de situações vai encontrar na vida”, salientou.
Na avaliação de Lorenzetti, os avanços da Educação em Paranavaí nos últimos anos são evidentes e ajudam a fazer diferença no desenvolvimento das crianças.
“Quando assumimos o governo eram quatro escolas de período integral. Hoje, contamos com oito e na volta as aulas em 2016 serão nove, ou seja, mais que o dobro. Esta administração tem um compromisso claro com a Educação. O Brasil está passando por diversos problemas: corrupção, político, recessão econômica e tantos outros, porém, a prevenção contra o uso de drogas é essencial. A Polícia Militar tem feito um trabalho excelente, maravilhoso. O Proerd é importantíssimo na formação de uma criança”, afirmou.
Lorenzetti acrescentou: “Os pais precisam se conscientizar também das drogas que são lícitas no nosso país, mas que fazem mal às crianças. Drogas como a bebida alcoólica, cigarro, e qualquer outro tipo de droga que oferecido pelas mãos dos pais. Não podemos incentivar nossos filhos a este caminho, pois se a bebida é oferecida pelo pai, eles vão entender que aquilo é prazeroso e que não faz mal algum. É de extrema importância que as crianças sejam afastas de todos os tipos de drogas, mas também das drogas lícitas”.
A secretária de Educação, Cida Gonçalves, disse: “Estas crianças sairão das nossas escolas bem mais preparadas para a vida e para o mundo lá fora. Nós fizemos o nosso papel. Hoje, essas crianças estão mais preparadas a dizer não à criminalidade, vandalismo, droga e à violência. Foram meses estudando apostilas e produzindo textos. Nós clamamos aos pais que sejam sempre presentes na vida de seus filhos”.
Representando o comando do 1º pelotão da 3ª companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, o 3º Sargento Valdinei Costa da Silva avaliou que “a formatura anual do Proerd é sempre uma grande festa em Paranavaí. A semente foi plantada pelos professores, mas este é um processo de educação que tem que continuar em casa. Os pais têm que continuar a reforçar estas lições para que as crianças sejam pessoas felizes no futuro, para que nunca entrem nas drogas e na violência, que é um problema que está destruindo tantas famílias. Os pais precisam estar em cima, corrigindo e se preocupando. A prevenção é o melhor remédio”,
Durante a formatura, duas alunas leram textos escritos por elas sobre o que significa o Proerd na sua formação. Os textos foram escolhidos entre 16 trabalhos enviados à Secretaria de Educação (um trabalho para representar cada escola).
As redações selecionadas foram das alunas: Júlia Neves Sales, da turma da professora Sheila Raquel Zardo Pacheco (Escola Jayme Canet); e Polyana Moretto Cardoso, da turma da professora Silvia Maria Daminelli (Escola Campo Clemente Niehues).
Os policiais instrutores Antonio Marcos Sgotti e Marcelo Barbosa Gimenes também foram homenageados pelos serviços prestados e ajudaram as autoridades a fazerem a entrega dos certificados de formatura para cada escola participante do Proerd em 2015.

SOBRE O PROGRAMA
O Proerd começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de D.A.R.E. Este esforço cooperativo foi guiado em dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
O Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e à violência, desenvolvido no Estado do Paraná pela Polícia Militar, em parceria com as Secretaria de Educação da rede de ensino fundamental pública e particular, consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família oferecendo atividades educacionais em sala de aula, durante um trimestre letivo, objetivando prevenir o uso de drogas e o uso da violência entre crianças e adolescentes.
O Programa oferece uma variedade de atividades interativas, com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas de suas vidas, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-os cidadãos críticos, com discernimento, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um país melhor.