Programa é fundamental para qualidade de vida dos acamados, destaca Lorenzetti

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa Melhor em Casa, promoveu o 1º Encontro de Atenção Domiciliar “O Cuidar”, em Paranavaí. Para o prefeito Rogério Lorenzetti, o Encontro é um evento importante, pois permite troca de informação entre os profissionais.
“São poucas cidades no Estado que têm o Programa Melhor em Casa, e nós somos um dos municípios que apostaram nesse projeto. Esse é um programa fundamental para a qualidade de vida daqueles que estão acamados”, disse o prefeito.
“Os últimos dados constam que atendemos aproximadamente 40 acamados em Paranavaí. Um hospital municipal médio da nossa região conta com cerca de 30 leitos, portanto, atendemos no nível de um hospital. Porém, temos um grande diferencial: os atendimentos são feitos na casa do paciente. Assim, a família pode estar ao lado, ajudando na recuperação. Quanto mais perto da família, mais fácil é a recuperação do paciente”, acrescentou.
Para o secretário da Saúde, Agamenon Arruda de Souza, o objetivo da municipalidade é dar qualidade de vida para as pessoas que necessitam e criticou quem aqueles que se utilizam da saúde “sem precisar” de atendimento médico.
“Um dos problemas mais sérios que temos que administrar é o das pessoas que não precisam da Saúde e se utilizam dela sem critério. As pessoas que necessitam não estão tendo assistência por causa de pessoas que são viciadas em atendimentos nos postos de saúde. Nós precisamos dar assistência a quem realmente precisa. E para as pessoas que estão acamadas, precisamos dar um atendimento diferenciado”, disse Agamenon.
Segundo o secretário, “o Melhor em Casa veio para completar esse tipo de tratamento em Paranavaí. Temos uma equipe nova, altamente capacitada e que presta um atendimento de muita qualidade aos acamados em Paranavaí”.
O evento, ontem, contou com a presença de profissionais e estudantes de áreas da saúde, cuidadores formais e não formais, além de lideranças locais, que participaram do cronograma de palestras no anfiteatro da Unipar.

O Programa Melhor em Casa
O programa permite que sejam feitos atendimentos domiciliares mais minuciosos, no conforto do lar e na presença da família. O programa não atende pacientes que possam ir até uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Os profissionais de saúde verificam a situação do paciente e encaminham o pedido de atendimento a central do Melhor em Casa, que faz a análise do pedido e em pouco tempo inicia o atendimento domiciliar, se for necessário.
As ESF (Estratégia da Saúde da Família) têm grandes programas a desenvolver e não conseguem atender especificamente os pacientes em seus domicílios, pois atendem gestantes, idosos, crianças, diabéticos e muitos outros pacientes. Por isso o Programa Melhor em Casa foi criado para que existam equipes que se dediquem exclusivamente aos atendimentos domiciliares.
O programa é do Governo Federal e foi instituído em 2013. É possível viabilizar ao município uma equipe de Atenção Domiciliar para parte da população que necessita de cuidados mais intensivos, diferenciados. A equipe de trabalho é multiprofissional e, em Paranavaí, é constituída por: médico, enfermeiro, assistente social e técnico de enfermagem.