Feriado de 14 de dezembro é transferido para 4 de janeiro

O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, assinou o Decreto Municipal 16.484/2015 estabelecendo que não haverá expediente e nem trabalho interno nas repartições públicas municipais no dia 4 de janeiro de 2016. Trata-se da “transferência do feriado do dia 14 de dezembro de 2015, data em que se comemora a Emancipação Política do Município”.
O documento foi publicado na edição de ontem do Diário do Noroeste, apontando como exceção para o fechamento os serviços considerados essenciais: Pronto Atendimento Municipal, Cemitério Municipal, Recanto da Saudade, Vigilância Patrimonial e Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito.
A decisão tomada no âmbito do poder público indica como será o comportamento do comércio. As lojas do centro e dos bairros de Paranavaí abrirão no dia 14 de dezembro, com expediente das 9 às 22 horas. A compensação pela jornada de trabalho, portanto, será no dia 4 de janeiro de 2016.
Com a mudança de data, o comércio da cidade cumprirá o seguinte cronograma na virada do ano: no dia 31 de dezembro, a jornada de trabalho se estenderá das 9 às 13 horas; nos dias 1º, 2, 3 e 4 de janeiro também não haverá expediente. Significa que as lojas só voltarão a abrir no dia 5 de janeiro de 2016.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Márcio Catiste, o período de mais do que quatro dias sem atendimento aos consumidores não provocará prejuízos para os lojistas.
Ele explicou que o movimento no dia 14 de dezembro é maior, destacando que fechar nessa data resultaria em evasão de consumidores para outros centros comerciais.
Ao mesmo tempo, os primeiros dias do ano registram queda no volume de comercialização, principalmente porque muitos clientes já concluíram as compras antes do Natal. Além disso, por ser período de férias, parte da população aproveita para viajar, contribuindo para a redução no número de consumidores nas lojas.
O prefeito Rogério Lorenzetti também avaliou a mudança como positiva. “Sabemos da importância do comércio para a vida econômica da cidade, e não poderíamos parar no mês em que as pessoas vêm fazer compras em Paranavaí. O prejuízo seria muito grande”.
Ele acrescentou que o feriado no dia 4 de janeiro representará perdas menores para os empresários. Além disso, ponderou Lorenzetti, os funcionários das empresas e os servidores municipais terão um dia a mais no começo do ano para descansar.