Visitação ao Parque Estadual de Amaporã é suspensa por causa da chuva
Devido às fortes chuvas desta semana, o Parque Estadual de Amaporã, no Noroeste do Paraná, está temporariamente fechado para visitação. O local sofreu diversos estragos, como o rompimento da lagoa e de barragens, além de quedas de árvores e danos na ponte de travessia do local.
A água também abriu uma erosão na PR-218, entre Amaporã e Planaltina do Paraná, bloqueando o trecho da rodovia.
De acordo com o gerente do Parque Estadual, José Nelson Campana, dois reservatórios com mais de 30 mil litros de água, que serviam como medida de prevenção de incêndios florestais, foram perdidos. "O rompimento da represa também arrancou grande parte da vegetação e diversas espécies nativas da região foram perdidas", explicou.
José Nelson afirmou que é preciso primeiro analisar os prejuízos para então planejar quais serão as estratégias para recuperação do parque. "Como diversas espécies nativas da região foram perdidas com a enxurrada, a recuperação completa do parque demandará tempo", disse.
Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, apenas na quarta-feira (25), o volume de chuva em Paranavaí chegou a 83 milímetros – a média de chuva para o mês é de aproximadamente 135 milímetros.
PARQUE DE AMAPORÃ – O Parque Estadual de Amaporã foi criado em 1956 como Reserva Florestal de Jurema e desenvolvia diversas atividades envolvendo o turismo ecológico e a produção de mudas para a recomposição florestal da região. A unidade de conservação tem 198 hectares e preserva um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica.