Chuvas constantes comprometem trafegabilidade em estradas rurais

Chove em Paranavaí desde a semana passada. Apesar de não serem grandes volumes e da pausa na precipitação durante a última terça-feira (7), a chuva foi suficiente para provocar transtornos em alguns pontos das estradas rurais.
O secretário municipal de Agricultura, Tarcísio Barbosa de Souza, disse que o problema é o acúmulo de barro. Segundo ele, a trafegabilidade está comprometida em trechos onde não há cascalho e em locais onde as obras de readequação não foram concluídas.
Ele garantiu que os trabalhos de recuperação serão simples, apenas patrolamento para nivelar as estradas. Para isso, no entanto, é preciso que pare de chover por pelo menos dois dias. As atuais condições de precipitação constante não permitem que os reparos sejam feitos.
Até lá, a orientação é que os produtores rurais que precisam fazer o escoamento das colheitas evitem passar pelos trechos cobertos pelo barro. A sugestão do secretário de Agricultura é que reprogramem as entregas, para que não corram o risco de atolamento ou de danos nos veículos. Além disso, o tráfego de caminhões pesados compromete ainda mais a situação das estradas.
Segundo Souza, uma das soluções para evitar o problema no futuro é o cascalhamento dos pontos considerados mais críticos, por exemplo, perto de pontes. O processo de licitação para isso já está em andamento, disse o secretário de Agricultura.