Fato inédito nos pontos corridos, título sem jogar é comum na Europa

SÃO PAULO – Os jogadores do Corinthians podem ser os primeiros a conquistarem o Campeonato Brasileiro sem estar em campo. O fato, que seria inédito no país desde que o torneio passou a ser disputado por pontos corridos, em 2003, é recorrente no futebol europeu.
Nas últimas quatro temporadas, isso aconteceu em pelo menos uma das principais ligas da Europa. Barcelona, Juventus, Bayern de Munique e Porto são exemplos de times que jogaram em horários diferentes dos rivais e contaram com tropeços para ficar com a taça.
Na temporada 2014/15, os bávaros venceram o Hertha Berlim em um sábado, mas comemoraram apenas após o Wolfsburg ser derrotado pelo Borussia Mönchengladbach no domingo.
Em 2013, o Barcelona viveu a situação inversa. Com um empate entre Real Madrid e Espanyol no dia anterior, os catalães já entraram em campo contra o Atlético de Madri campeões. Para completar a festa, venceram por 2 a 1.
Quem também entrou em campo um dia depois de comemorar foi a Juventus, em 2014. Após a Roma perder por 4 a 1 para o Catania, o time de Turim já era o dono do troféu quando venceu a Atalanta por 1 a 0.
No Campeonato Português, o Porto viu pela televisão o empate do Benfica com o Rio Ave que lhe deu o título da temporada 2011/12.
Em todos os casos, as conquistas se deram antes da última rodada das competições. No Brasileiro, mesmo quando a definição também foi antecipada, o candidato ao título dependia apenas de si ou jogou no mesmo dia que o rival direto.
O Corinthians, por sua vez, já protagonizou outro fato inédito nos pontos corridos. Em 2005, tornou-se o único time a ser campeão do Brasileiro perdendo no jogo decisivo.
Na última rodada daquele ano, foi derrotado por 3 a 2 pelo Goiás no Serra Dourada, mas viu o concorrente Inter perder do Coritiba por 1 a 0 no Couto Pereira e ficou com a taça.
Se o Corinthians vencer o Coritiba no sábado (7), em casa, será campeão caso o Atlético-MG não derrote o Figueirense no domingo (8). Para que a comemoração não fique restrita ao sofá de casa ou às mensagens nas redes sociais, os jogadores corintianos cogitam dar uma volta olímpica na arena.
A festa oficial, no entanto, está sendo planejada apenas para o dia 6 de dezembro, após o último jogo do Brasileiro, contra o Avaí.