Codep detalha quatro ações prioritárias
O Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (CODEP) apresentou ontem o seu planejamento, desenvolvido pelos integrantes em parceria com o Sebrae. São 24 pontos que deverão ser trabalhados nos próximos anos. Porém, devido ao volume, foram detalhadas quatro ações, parte delas já em aplicação neste ano.
No elenco definido pelos integrantes, itens como a captação de recursos, formação de um corpo técnico permanente, marketing e sede própria.
Aliás, o último item já está contemplado em quase todos os quesitos com a recente transferência para o Parque Ouro Branco – na casa histórica do segundo prefeito de Paranavaí (Ulisses Farias Bandeira), como informou a responsável pelo detalhamento da proposta, engenheira Leoni Dal-Prá.
A médica veterinária Cláudia Mendonça detalhou o item captação de recursos. Ela lembrou da necessidade de buscar financiamento nas iniciativas pública e privada para montar uma estrutura condizente com a missão do Conselho.
Na mesma linha, lembrou as mudanças na lei de 1998 que criou o Codep, um passo importante para o passo que se pretende, na perspectiva da profissionalização das ações. Planejamento e ações foram as palavras centrais da mensagem sobre o item captação de recursos.
Antônio Del Passo detalhou o item corpo técnico. Expôs a necessidade de um grupo mínimo de profissionais trabalhando no desenvolvimento das ideias do Codep. Também propôs a ampliação do Conselho, buscando parcerias com entidades e instituições, especialmente nas áreas de ensino e pesquisa.
Por fim, o conselheiro Rogério Faria detalhou a proposta do marketing do Codep, definido pelo grupo que elaborou o planejamento. Em linhas gerais, falou da necessidade de divulgação das ações do Conselho e sua importância, além de criar marcas que levem a importância do trabalho ali realizado. Outro desafio é buscar novos voluntários para maior alcance do Codep.
O coordenador do Codep, Arnaldo Rech, lembrou a importância do planejamento neste ano em que o conselho comemora 19 anos. Falou da importância do trabalho feito até 2015 e a necessidade de dar um passo à frente a partir de então. O planejamento e as ações prioritárias nascem dessa vontade de profissionalizar, ganhando em agilidade e resultado concreto.
O EXEMPLO DE MARINGÁ – Durante o lançamento esteve presente o ex-presidente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem) José Carlos Valêncio. Ele lembrou que o grupo nasceu em um momento ruim, quando a economia de Maringá passava por dificuldades (O Codem foi criado por uma lei de setembro de 1996).
O grupo inicial de 21 entidades começou o movimento Repensando Maringá, envolvendo 21 entidades. Desde então, a cidade contabiliza avanços em todas as áreas, sobretudo socioeconômicos. O Codem não dispõe de sede própria e funciona em uma sala da Associação Comercial e Empresarial de Maringá – Acim.
Conta com um corpo técnico, responsável por projetos e ações que exijam dedicação profissional. Os profissionais são pagos pelo município. O Codem acolhe as demandas geradas por ele mesmo e também pela Prefeitura e comunidade em geral.
No momento, os maringaenses estão planejando o futuro. E o olhar é 2047, quando a cidade completará 100 anos. Um grande projeto socioeconômico, para o qual foi contratada consultora profissional, comenta José Carlos Valêncio. Os custos são bancados por parceiros, empresas estratégicas que colaboram com o Codem.
O Codem mantém-se apartidário e se relaciona bem com todas as vertentes políticas. Valêncio lembra que a cidade já teve prefeitos de várias correntes e partidos. Porém, adverte que é preciso desprendimento, visando o objetivo comum do desenvolvimento de Maringá e cidades da região.
No elenco definido pelos integrantes, itens como a captação de recursos, formação de um corpo técnico permanente, marketing e sede própria.
Aliás, o último item já está contemplado em quase todos os quesitos com a recente transferência para o Parque Ouro Branco – na casa histórica do segundo prefeito de Paranavaí (Ulisses Farias Bandeira), como informou a responsável pelo detalhamento da proposta, engenheira Leoni Dal-Prá.
A médica veterinária Cláudia Mendonça detalhou o item captação de recursos. Ela lembrou da necessidade de buscar financiamento nas iniciativas pública e privada para montar uma estrutura condizente com a missão do Conselho.
Na mesma linha, lembrou as mudanças na lei de 1998 que criou o Codep, um passo importante para o passo que se pretende, na perspectiva da profissionalização das ações. Planejamento e ações foram as palavras centrais da mensagem sobre o item captação de recursos.
Antônio Del Passo detalhou o item corpo técnico. Expôs a necessidade de um grupo mínimo de profissionais trabalhando no desenvolvimento das ideias do Codep. Também propôs a ampliação do Conselho, buscando parcerias com entidades e instituições, especialmente nas áreas de ensino e pesquisa.
Por fim, o conselheiro Rogério Faria detalhou a proposta do marketing do Codep, definido pelo grupo que elaborou o planejamento. Em linhas gerais, falou da necessidade de divulgação das ações do Conselho e sua importância, além de criar marcas que levem a importância do trabalho ali realizado. Outro desafio é buscar novos voluntários para maior alcance do Codep.
O coordenador do Codep, Arnaldo Rech, lembrou a importância do planejamento neste ano em que o conselho comemora 19 anos. Falou da importância do trabalho feito até 2015 e a necessidade de dar um passo à frente a partir de então. O planejamento e as ações prioritárias nascem dessa vontade de profissionalizar, ganhando em agilidade e resultado concreto.
O EXEMPLO DE MARINGÁ – Durante o lançamento esteve presente o ex-presidente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem) José Carlos Valêncio. Ele lembrou que o grupo nasceu em um momento ruim, quando a economia de Maringá passava por dificuldades (O Codem foi criado por uma lei de setembro de 1996).
O grupo inicial de 21 entidades começou o movimento Repensando Maringá, envolvendo 21 entidades. Desde então, a cidade contabiliza avanços em todas as áreas, sobretudo socioeconômicos. O Codem não dispõe de sede própria e funciona em uma sala da Associação Comercial e Empresarial de Maringá – Acim.
Conta com um corpo técnico, responsável por projetos e ações que exijam dedicação profissional. Os profissionais são pagos pelo município. O Codem acolhe as demandas geradas por ele mesmo e também pela Prefeitura e comunidade em geral.
No momento, os maringaenses estão planejando o futuro. E o olhar é 2047, quando a cidade completará 100 anos. Um grande projeto socioeconômico, para o qual foi contratada consultora profissional, comenta José Carlos Valêncio. Os custos são bancados por parceiros, empresas estratégicas que colaboram com o Codem.
O Codem mantém-se apartidário e se relaciona bem com todas as vertentes políticas. Valêncio lembra que a cidade já teve prefeitos de várias correntes e partidos. Porém, adverte que é preciso desprendimento, visando o objetivo comum do desenvolvimento de Maringá e cidades da região.
Experiência de Maringá pode contribuir no planejamento local
Após a apresentação do planejamento paranavaiense, Valêncio fez elogios. Também apontou alguns detalhes a partir da experiência de Maringá, e que poderão contribuir para o seu aperfeiçoamento.
O planejamento foi apresentado na reunião de ontem pelo consultor do Sebrae da região de Londrina, Cristóvam Dias Júnior. Ele lembrou que foram cerca de 20 horas de debates. Na mesma linha, citou que o planejamento foi construído pelos voluntários, que chegaram ao conjunto de ações necessárias.
O consultor do Sebrae em Paranavaí, Wendel Gussoni, destacou que ontem marcou a entrega oficial de um serviço executado em parceria. Ele reforçou a mensagem do voluntariado e disse que o Sebrae permanecerá ao lado do Codep para o desenvolvimento da cidade.
LIDERANÇAS – O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, lembrou o início do Codep. Naquela ocasião era vice-prefeito (gestão Teruo Kato). Opina que desde então o Codep presta relevantes serviços à cidade e ajuda de forma decisiva na aprovação de projetos relacionados à lei de incentivos para a indústria. Sobre a cidade, mostrou otimismo e lembrou a posição de destaque em relação aos demais municípios paranaenses.
O presidente da Aciap – Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí, Márcio Catiste, reforçou a importância do Codep. Nesta direção, o planejamento se mostra fundamental para traçar objetivos. Ele cumprimentou os voluntários pelo trabalho no Codep em prol do desenvolvimento da cidade e da região.
O planejamento foi apresentado na reunião de ontem pelo consultor do Sebrae da região de Londrina, Cristóvam Dias Júnior. Ele lembrou que foram cerca de 20 horas de debates. Na mesma linha, citou que o planejamento foi construído pelos voluntários, que chegaram ao conjunto de ações necessárias.
O consultor do Sebrae em Paranavaí, Wendel Gussoni, destacou que ontem marcou a entrega oficial de um serviço executado em parceria. Ele reforçou a mensagem do voluntariado e disse que o Sebrae permanecerá ao lado do Codep para o desenvolvimento da cidade.
LIDERANÇAS – O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, lembrou o início do Codep. Naquela ocasião era vice-prefeito (gestão Teruo Kato). Opina que desde então o Codep presta relevantes serviços à cidade e ajuda de forma decisiva na aprovação de projetos relacionados à lei de incentivos para a indústria. Sobre a cidade, mostrou otimismo e lembrou a posição de destaque em relação aos demais municípios paranaenses.
O presidente da Aciap – Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí, Márcio Catiste, reforçou a importância do Codep. Nesta direção, o planejamento se mostra fundamental para traçar objetivos. Ele cumprimentou os voluntários pelo trabalho no Codep em prol do desenvolvimento da cidade e da região.