“Temos que continuar melhorando”, destaca prefeito ao receber prêmio

O Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR) entregou a certificação do 6º Prêmio Paraná Sorridente para Paranavaí, durante o 1º Seminário Municipal de Saúde Bucal, que aconteceu ontem na Aciap.
A Semana de Saúde Bucal é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Odontologia. A programação contará com cursos voltados para a educação continuada dos profissionais que prestam serviços para o município.
O prefeito Rogério Lorenzetti disse que Paranavaí será sempre lembrada como exemplo em Saúde Bucal no ano de 2015. “Eu estou chegando ao final da administração; são sete anos à frente dessas ações (saúde bucal), entretanto, essas conquistas são permanentes. Eu vou embora, mas Paranavaí será sempre lembrada como exemplo em Saúde Bucal no ano de 2015. Quando você ganha um prêmio, coloca o município em vitrine, por isso, vão ter muitos outros municípios de olho em Paranavaí no próximo ano. Temos que continuar melhorando”, destacou o prefeito.
Paranavaí foi considerada exemplo de Gestão em Saúde Bucal e venceu o Prêmio Paraná Sorridente na Categoria II, ou seja, dos municípios entre 50 mil e 300 mil habitantes. A partir disto, o município representou o Estado nesta categoria durante o 10º Prêmio Brasil Sorridente, e ficou entre os 15 melhores programas do país.
Para o diretor de Odontologia da Prefeitura, Leandro Sorde, o prêmio não é só da equipe de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, mas sim, de todos os munícipes.
“Esse prêmio significa que estamos no caminho certo e fico lisonjeado pela equipe que temos; são profissionais capacitados e empenhados em todos os serviços que fazemos. Quero também agradecer ao prefeito Rogério Lorenzetti e ao secretário Agamenon Arruda de Souza, por sempre estarem se esforçando para conseguir o que solicitamos para as equipes. É importante ressaltar aqui que, quando o Rogério assumiu a administração, tínhamos 4 equipes do Saúde da Família e hoje são 14 atingindo 100% de atendimento em Paranavaí. Não podemos sossegar dizendo sempre que somos os melhores, temos que melhorar cada vez mais para conseguirmos manter este posto nos próximos anos”, enfatizou.
O secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, disse estar contente com os bons resultados alcançados pelas equipes e que continuará na luta por um plantão 24 horas de Odontologia em Paranavaí.
“Há um tempo, eu tive uma reunião na Casa da Cultura com todas as equipes de odontologia do município, e lá eu disse que não entendia de nada na área de saúde bucal. Realmente eu não entendo, mas a minha equipe de trabalho entende perfeitamente. O Leandro, por exemplo, sempre está na minha sala com uma lista enorme de pedidos para que sejam viabilizados. Quero também aproveitar e reassumir aqui o meu compromisso que fiz quando eu entrei na secretaria. Na época, falei que iria conseguir um plantão odontológico em Paranavaí, o que não foi possível ainda, mas podem ficar tranquilos que continuarei na luta para viabilizar isso”, declarou.
Já o assessor da presidência do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, Cesar Campagnoli, esperava que o prêmio viesse para Paranavaí pelo bom projeto que foi apresentado.
“Eu acreditava muito que Paranavaí iria conquistar esse prêmio nacional pelo projeto que vi. Só que mesmo não ficando em primeiro lugar, temos que dar os parabéns para todos que contribuíram para que os resultados chegassem de maneira positiva. A fala do Dr. Leandro mostrou toda uma realidade vivida hoje em Paranavaí, e também fiquei muito feliz em saber que vocês criaram as leis municipais com datas especiais para o desenvolvimento de estudos e ações em Saúde Bucal”, comentou.
As leis foram assinadas na última segunda-feira, dia 25, no gabinete de trabalho do prefeito Rogério Lorenzetti. Uma é a Lei Municipal nº 4.441/2015 que institui a Semana de Estudos, Prevenção e Combate ao Câncer Bucal, que será celebrada anualmente na primeira semana de novembro. Já a outra é a Lei Municipal nº 4.442/2015, que institui a Semana Municipal de Saúde Bucal, que será sempre na quarta semana de outubro.