Consórcio propõe atuação conjunta, diz Lorenzetti

A contaminação da água não respeita limite geográfico, então, se os municípios quiserem atuar bem na questão ambiental, eles têm que fazer isso de forma conjunta, e é isso que o Consórcio propõe. A afirmação é do presidente do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA) e prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti.
Ontem, a sede da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná) recebeu o 1º Fórum de Desenvolvimento Territorial do CICA, que teve como objetivo a apresentação de vários “cases” de sucesso desenvolvidos nos municípios integrantes do Consórcio e fora dele.
Estiveram presentes no evento lideranças municipais, servidores públicos e líderes comunitários, que acreditam que as informações compartilhadas durante o evento servirão para futuros projetos nos municípios participantes do Consórcio.
“A secretaria de meio ambiente tem feito um trabalho árduo tentando melhorar. Estamos com uma licitação em andamento que visa o investimento de R$ 1,4 milhão para a nova célula do aterro sanitário, que tem duração estimada de cinco anos, portanto, o próximo prefeito não precisará se preocupar com isso”, afirmou Lorenzetti.
“No Consórcio, nós temos como objetivo implementar iniciativas de cooperação, como o fórum que foi realizado hoje, estabelecer comunicação permanente e eficiente com secretarias estaduais e municipais, manter atividades permanentes de captação de recursos para financiamento de projetos prioritários, disponibilizar a todos os municípios as informações socioeconômicas e, o principal, que é o desenvolvimento econômico regional, pois o Consórcio é uma ferramenta de discussão”, disse o secretário executivo do Consórcio, João Marques.
O Consórcio foi criado com a intenção de dar um destino correto aos resíduos sólidos das cidades pertences ao grupo, que juntas contam com mais de 160 mil habitantes.
Atualmente, ele é composto por 12 cidades, todas da região Noroeste do Estado. São elas: Paranavaí, Mirador, Amaporã, Alto Paraná, Tamboara, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Cruzeiro do Sul, Santo Antônio do Caiuá, Presidente Castelo Branco, Terra Rica e Nova Aliança do Ivaí.