Greve dos bancários não interfere no pagamento de boletos e contas
Mesmo com a greve dos bancários, os consumidores estão conseguindo colocar as contas em dia. A avaliação da coordenadora do Procon de Paranavaí, Aline Cruz de Campos Garcia, é baseada no fato de não haver grande volume de reclamações desde que o movimento grevista começou, no dia 6 de outubro.
A maioria das pessoas que buscaram ajuda tem antecipado o pagamento de boletos, evitando a cobrança de juros e mora. Para isso, recorrem a casas lotéricas e correspondentes bancários. “Quando o valor é alto e os clientes não conseguem pagar, enviamos um ofício à financeira ou ao banco para informar que houve a tentativa, mas não foi possível”, disse Aline.
Além de evitar o pagamento após o vencimento, o consumidor precisa ficar atento a algumas orientações feitas pela coordenadora do Procon. A primeira: as empresas que enviam cobranças por correspondência postal são obrigadas a apresentar outra forma de pagamento viável, por exemplo, internet, fax, depósito bancário ou na própria sede.
Se isso não ocorrer, a recomendação é que o consumidor entre em contato com a empresa e solicite o envio das faturas e contas – sempre lembrando de anotar o número do protocolo de contato. “Todos os pedidos devem ser realizados previamente, de preferência sete dias antes do vencimento”, sugeriu Aline.
Há, ainda, outras opções para quitar dívidas, dependendo do caso: lotéricas e correspondentes bancários; terminais de autoatendimento (caixa eletrônico); depósito para empresa ou credor ou indicação de local para pagamento por parte da empresa, com fornecimento de recibo; e internet.
Em alguns casos, o pagamento pode ser feito na agência dos Correios. Em Paranavaí, o movimento aumentou quase 80% nos últimos dias, já que muitos têm ido até lá para fazer pagamento de boletos, depósitos e saques. Aposentados que recebem ou precisam de empréstimo pelo Banco do Brasil também estão recorrendo aos Correios.
A maioria das pessoas que buscaram ajuda tem antecipado o pagamento de boletos, evitando a cobrança de juros e mora. Para isso, recorrem a casas lotéricas e correspondentes bancários. “Quando o valor é alto e os clientes não conseguem pagar, enviamos um ofício à financeira ou ao banco para informar que houve a tentativa, mas não foi possível”, disse Aline.
Além de evitar o pagamento após o vencimento, o consumidor precisa ficar atento a algumas orientações feitas pela coordenadora do Procon. A primeira: as empresas que enviam cobranças por correspondência postal são obrigadas a apresentar outra forma de pagamento viável, por exemplo, internet, fax, depósito bancário ou na própria sede.
Se isso não ocorrer, a recomendação é que o consumidor entre em contato com a empresa e solicite o envio das faturas e contas – sempre lembrando de anotar o número do protocolo de contato. “Todos os pedidos devem ser realizados previamente, de preferência sete dias antes do vencimento”, sugeriu Aline.
Há, ainda, outras opções para quitar dívidas, dependendo do caso: lotéricas e correspondentes bancários; terminais de autoatendimento (caixa eletrônico); depósito para empresa ou credor ou indicação de local para pagamento por parte da empresa, com fornecimento de recibo; e internet.
Em alguns casos, o pagamento pode ser feito na agência dos Correios. Em Paranavaí, o movimento aumentou quase 80% nos últimos dias, já que muitos têm ido até lá para fazer pagamento de boletos, depósitos e saques. Aposentados que recebem ou precisam de empréstimo pelo Banco do Brasil também estão recorrendo aos Correios.