Cooperativa reúne 1.200 mulheres em programa de integração

Com o propósito de valorizar e integrar a família, com foco no cooperativismo e agronegócio, a Coamo promoveu na última semana, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em Campo Mourão, a edição 2015 do Programa Coamo de Integração da Família Cooperativista, o “FamíliaCoop”.  Durante o evento, realizado em dois dias, foi intensa a participação de 1.200 mulheres – cooperadas, esposas e filhas de cooperados-, oriundas de todas as regiões da cooperativa nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Integração – “Todos os objetivos de integração e valor da família cooperativista foram atingidos, bem como o fortalecimento dos laços de amizade e cooperativismo, e a oportunidade para repasse de conhecimentos sobre produtos, serviços, estrutura, filosofia e funcionamento da Coamo”, explica o idealizador e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. Ele palestrou sobre a “Visão global da Coamo – Cooperativismo de resultados”, abrindo o encontro nual com as mulheres cooperativistas.
PROGRAMA – A agenda constou também de apresentações artísticas com a Trupe de Circo da Fundação Cultural de Campo Mourão e realização de ginástica aeróbica com profissionais do Serviço Social do Comércio (Sesc). Ao final da manhã, as mulheres participaram de palestra motivacional com Ercília Schmidt dos Santos, encarregada do setor de Desenvolvimento de Gestores da gerência de Recursos Humanos da Coamo, com foco no valor e atuação da mulher na sociedade.
Parque industrial – O novo moinho de trigo da cooperativa foi atração especial quando da visita das mulheres ao parque industrial, que conheceram também as indústrias de café, envase de óleo de soja e margarinas.
AVALIAÇÃO –  A programação agradou as participantes. Marilma de Lima Machado, de Pitanga -Centro do Paraná- veio pela primeira vez e ficou encantada. “Foi um dia muito proveitoso, dia em que saímos da rotina e nos sentimos mais valorizadas como pessoa,  mulher e cooperativista. A gente vem com uma alegria e vai embora melhor ainda.”
Irma de Oliveira Fonseca é do Município de Reserva, no Centro-Norte do Paraná. Ela avalia como muito positivo o encontro promovido pela Coamo. “Gostei do evento, achei ótima a organização e a programação. Valeu ter vindo, aprendi bastante, gostei muito do que o dr. Aroldo falou na sua palestra sobre as modalidades e como funciona a comercialização.”
A catarinense Lourdes Bortocello, de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, viajou mais de 400 quilômetros. A catarinense afirma que faria tudo de novo e saiu bem melhor do encontro. “Foi um ótimo evento tudo muito bem preparado e organizado, saio com muito mais informação, que serão úteis no meu dia a dia. A Coamo está bem perto de nós e com ela temos certeza da importância do cooperativismo.”
Para Gallassini, o FamíliaCoop é uma excelente oportunidade para reforçar a filosofia cooperativista que há 45 anos vem dando certo na Coamo. “Ficamos felizes em ver esse grande número de mulheres e motivamos sua participação em diversos eventos nas comunidades onde atuamos. A informação é um importante insumo para fazer com que os cooperativistas aprendam e cresçam cada vez mais em suas atividades.” Ele acrescenta que “Sabendo como funciona e trabalha a Coamo, a família participa e comemora bons resultados com o apoio da sua cooperativa no trabalho e desenvolvimento, com foco em, tecnologias, gestão e administração.”