Situação está se normalizando, após temporais do final de semana

Árvores pelas ruas, sobre carros e casas. Galhos comprometendo a fiação elétrica. Telhados quebrados. E muito trabalho para equipes do Corpo de Bombeiros, da Copel e das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura. Esse foi o saldo do final de semana, depois dos temporais que passaram por Paranavaí na sexta-feira e no domingo, mas a situação já está voltando ao normal.
Das ligações recebidas pelo Corpo de Bombeiros, 13 foram referentes a árvores impedindo o trânsito. Também houve árvores caídas sobre casas e imóveis comerciais, provocando danos em portões e muros. Nem os veículos estacionados nas ruas escaparam.
Os estragos na rede de distribuição de energia elétrica também foram grandes. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Copel, 32 postes foram danificados. Em relação aos transformadores, os estragos foram ainda maiores: 40 unidades precisaram ser substituídas.
O trabalho para fazer os reparos foi tanto, que equipes de outras cidades e até mesmo de outras regiões do Paraná precisaram se deslocar a Paranavaí.
Ao todo, 77.590 unidades consumidoras ficaram sem energia após o temporal de sexta-feira, com o fornecimento sendo restabelecido pouco a pouco, conforme os reparos eram feitos. No entanto, com a ventania e a chuva forte de domingo, houve mais problemas: na tarde de ontem 237 unidades consumidoras ainda estavam sem energia elétrica.
Mas o problema não parou por aí. A chuvarada e os ventos fortes comprometeram a rede de captação de água da Sanepar no Ribeirão Arara. A situação foi normalizada no sábado, mas a ventania de domingo à noite voltou a prejudicar a distribuição de água.
A expectativa do chefe regional da Sanepar de Paranavaí, Arnaldo Rech, era de que até a noite de ontem o problema estivesse resolvido. “Fomos restabelecendo a distribuição bairro a bairro”. Segundo ele, geralmente são necessárias duas a três horas para consertar os danos, mas dessa vez os estragos foram maiores do que o normal.
Mesmo assim, Rech orientou os moradores que entrem em contato, caso o fornecimento de água não tenha voltado ao normal. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, durante 24 horas por dia. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.