Fundação Cultural divulga lista de selecionados no 50º Femup

A Fundação Cultural divulgou esta semana a lista de selecionados no 50º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup), que vai ser realizado de 19 a 21 de novembro no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. Este ano o festival vai entregar 56 prêmios nas categorias conto, poesia, declamação e música. O grande diferencial em comemoração às 50 edições do festival é a entrega do troféu Barriguda em cor dourada.
Na fase nacional da categoria música foram selecionadas as obras “Cinquenta”, de Wolf Borges, de Poços de Caldas, Minas Gerais; “Violinos do Ar”, de Dudé das Aroeiras, de Campina Grande, Paraíba; “Imensurável”, de Robertho Ázis, de Simão Pereira, Minas Gerais; “A Flor do Carnaíba”, de Pabllo Moreno, de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco; “Orquestra para uma Seresta Amazônica”, de Ziza Padilha e Joãozinho Gomes, de Belém, Pará; “Onde Está a Canção”, de Silvinho Ferreira e Edu Marengoni, de Guarulhos, São Paulo; “A Rezadeira”, de Rodolfo Minari, de Valparaíso, São Paulo; “Arabesco”, de Flávia Ellen, de Belo Horizonte, Minas Gerais”, “Pressa”, de Aline Lessa, do Rio de Janeiro, capital; “Desabafo de um Romântico”, de Ana Paula Cavalcante”, de Palmas, Tocantins; “Pra Não Mais Parar”, de Eduardo Asaf, de Sobral, Ceará; e “Encanto”, de Luccas Martins, de Louveira, São Paulo.
Na fase regional da categoria música se classificaram de Paranavaí: “Sangue Nos Olhos”, de Fabrício Marcondes; “Retrato Urbano”, de Nivaldo Mattos; “Eu Gosto é de Você”, de Sirley Leonardo; “Bons Tempos”, de Jessica Arnaut e Marco Antônio; “Não Tenho Apreço”, de Júlia Requena; “Nova Serenata”, de Chico Ramos; “Anônimo Assovio”, de Fernando Bana; “O Bagulho é Doido”, de Arthur Bellanda; e “Biruta”, de Núbia Rafaela. Foram selecionadas também “Primeiro Gole”, de Rodolfo Lemys, de Paraíso do Norte; “Reféns da Solidão”, de Venâncio Takemoto; e “Monotonia”, de Guilherme Rebelo, de Tamboara.
Na fase nacional da categoria poesia vão ser premiados os poemas “Coração de Poeta”, de Alfred’ Moraes, de Belém, Pará; “Eu Verbal”, de Ronildo Prudente, de Três Corações, Minas Gerais; “Textamento”, de Éder Rodrigues, de Belo Horizonte, Minas Gerais; “O Último canto de Piaf”, de William Santos, de Goiânia, Goiás; “A Sentença”, de Milena Vargas de Oliveira, de Curitiba; “Ser Humano: A saga épica de nossa espécie”, de Rodrigo Petit, de Sorocaba, São Paulo; “O Banho de Ápacam”, de Joãozinho Gomes, de Macapá, Amapá; “Prosaicos”, de Flavio Machado, de Cabo Frio, Rio de Janeiro; “Rua da Esperança”, de Poeta Felipe Júnior, de Recife, Pernambuco.
Na fase regional da categoria poesia foram selecionados três poemas de Paranavaí. “Prometeu”, de Felipe Figueira; “A busca de se reencontrar”, de Jeferson Douglas Bicudo; e “Brujas”, de Marcos da Cruz Alves Siqueira. Já os contos classificados na fase nacional são “O Relógio do Capitão”, de Lauro Elme, de Praia Grande, São Paulo; “Shakespeare Caboclo”, de Carlos Carvalho Cavalheiro, de Sorocaba, São Paulo; “Minha Avó Lia Nietzsche”, de Cinthia Kriemler, de Brasília, Distrito Federal; “Na Proteção do Inimigo a Agonia de Mabelle”, de Rosivan Santos, de Valença, Bahia; e “O Penúltimo Vagão”, de Tatiana Alves, do Rio de Janeiro, capital. Na fase regional a comissão selecionou três obras de Paranavaí. “Não Me Deixes!”, de Renato Benvindo Frata; “La Carne è Debole”, de Roberto Gonçalves; e “A Floração do Majestoso”, de Arthur Batista.
Os 12 artistas vencedores do 22º Festival Zé Maria de Declamação também vão ser premiados no 50º Femup. São eles: Gabriel Roque, Gislaine Pinheiro, Letícia Brambila, Gabriel Gutemberg, André Fabrício, Carla Mazzin, Gabriel Trevisan, Rafael Schindler, Jeferson Douglas Bicudo, Higor Fonseca, José Valdir da Silva Junior e Ramiro Palicer.