Empresa doa equipamentos à Santa Casa de Paranavaí

A Viapar – Rodovias Integradas do Paraná S/A, que administra as rodovias da região dentro do Anel de Integração, fez a doação de R$ 250 mil em equipamentos para a Santa Casa de Paranavaí. Foram 11 camas (com colchões) para a UTI, um autoclave e um secador rotativo a gás. As camas já foraminstaladas, substituindo as antigas, o autoclave está em instalação no Centro Cirúrgico e o secador também em fase de instalação na lavanderia do hospital.
O projeto para aquisição dos equipamentos pela concessionária foi entregue ao diretor administrativo e financeiro Eugênio Nogueira Camargo. A reivindicação teve o apoio do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José (Pepe) Richa Filho e do diretor geral da SEIL, o paranavaiense Nelson Leal Júnior.
“Levamos ano passado um projeto à Viapar pleiteando a doação. Depois de estudos, no primeiro semestre deste ano o projeto foi aprovado. Graças à sensibilidade da empresa e do apoio do secretário Pepe Richa e do Nelson Leal, os equipamentos foram adquiridos e encaminhados ao hospital. Alguns já estão instalados e outros em fase de instalação”, informa o diretor administrativo do hospital, Héracles Alencar Arrais. “São equipamentos modernos e de alta tecnologia”, acrescenta ele.
Para o presidente da Santa Casa, Renato Augusto Platz Guimarães, a doação “demonstra a visão social da direção da empresa e que sua política de responsabilidade social é levada a sério”. Guimarães sustenta que os equipamentos doados pela Viapar contribuem para que o hospital mantenha seu objetivo de prestar atendimento digno aos pacientes. “Não queremos apenas atender, mas atender com dignidade”, repete o presidente.
Guimarães e Arrais afirmam que a doação mostra que a Viapar “é uma empresa socialmente responsável”. O presidente afirma que este foi o primeiro passo e “certamente será estabelecida uma parceria entre a Santa Casa e a concessionária em favor da população regional”.
OS EQUIPAMENTOS – As 11 camas Fowler elétrica e colchões possibilitam melhor posicionamento do paciente acamado, evitando o acometimento de outras patologias como úlceras de decúbito, por exemplo. Todo o movimento da cama é realizado por meio de controle eletrônico e estão em funcionamento na UTI. Para o médico-chefe da UTI, Michel Abraão, trata-se de um avanço significativo para a Unidade. “São camas e colchões de última geração. Me surpreendi positivamente com a qualidade  destas unidades”, comentou Abraão.
Oautoclave de 522 litros tem sistema de osmose reversa. O equipamento é dotado de sistema de controle que garante e registra toda operação do início ao final de cada ciclo de esterilização, monitorando todo o processo bem como o operador que iniciou o trabalho. Oautoclave está em processo de instalação no Centro Cirúrgico.
E o secador rotativo agás irá possibilitar um rendimento maior na secagem de roupas e enxoval do hospital, garantindo uma reposição e atendimento mais rápido a todos os setores no momento que necessite a reposição de enxovais.