Alterações promovem acessibilidade na Delegacia de Polícia de Paranavaí

Há mais de 35 anos foi construída a sede da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí (8ª SDP). Na ocasião não havia a preocupação com a acessibilidade de pessoas com problemas de locomoção. Porém, essa semana o antigo problema (mais atual do que nunca) foi resolvido com a instalação de duas rampas de acesso. Agora há entrada com rampa na Delegacia da Mulher, na sede da 8ª SDP e no Setor de Identificação.
A ideia de fazer as alterações foi do delegado chefe Luiz Carlos Mânica. Ele foi motivado pela sensação de constrangimento vivenciado em ocasiões que os policiais tinham que “carregar” pessoas com dificuldade de locomoção de fora para dentro do prédio público.
Além das rampas nas portas de acesso, dois pontos na frente da Delegacia tiveram as guias rebaixadas, permitindo o acesso de cadeirantes e outras pessoas com limitação de mobilidade. O delegado também mandou arrumar as calçadas, antes eram intransitáveis até mesmo para quem não tem problema de locomoção.
“A situação causava constrangimento para as pessoas com dificuldade de mobilidade. Agora qualquer pessoa consegue vir até a Delegacia e ter acesso sem precisar ser carregada. Isso vai ao encontro com a ideia de polícia cidadã que existe para resolver problemas e não para criar mais”, afirmou Mânica.