Em período de entressafra, colheita de milho será recorde no Paraná

A proximidade do encerramento da colheita da segunda safra de milho elevou ainda mais a projeção de safra recorde de grãos para este ano no Paraná, para 38,5 milhões de toneladas, informou a Agência Estadual de Notícias.
A segunda safra de milho está com bom desempenho de produção, apesar do elevado índice de chuvas ocorrido na primeira quinzena de julho, e pode resultar num volume recorde de 11,2 milhões de toneladas, que será 8% maior do que igual período do ano passado.
As chuvas de julho, no entanto, podem ter afetado o desempenho de parte da cultura do trigo que está em estágio inicial de desenvolvimento.
A informação consta do relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, correspondente ao mês de agosto.
Neste início de semana, cerca de 95% da área plantada com milho, que foi de 1,9 milhão de hectares, já está colhida, sendo que em setembro encerra o ciclo da cultura da safra 2014/15.
O resultado recorde da segunda safra de milho evidencia a consolidação do cultivo do grão no período de entressafra no Paraná. Os produtores paranaenses começaram a cultivar o milho safrinha no final da década de 90. Segundo o Deral, em 1998 havia um plantio de 772 mil hectares com a cultura. De lá para cá, o crescimento em área foi de 147%.
Junto com a área, a produtividade da segunda safra de milho também cresceu, graças à tecnologia que vem sendo incorporada pelos produtores desde o início. Ela avançou de uma média de 3.285 quilos por hectare, em 1998, para 5.840 quilos por hectare na safra 2015.
“O que surgiu como alternativa para ser a segunda safra, hoje é a safra principal”, disse o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni. Segundo ele, mesmo com a queda na produção de milho da primeira safra, graças ao milho segunda safra, o Paraná continua sendo um grande produtor com um volume total de produção de 15,8 milhões de toneladas, que correspondem a 19,7% da safra nacional do grão.
A região que mais produz milho da segunda safra no Paraná é a Oeste, de Cascavel a Toledo, correspondendo a 38% da produção estadual.