PM capacita educadores para identificar problemas com alunos

Professores da rede estadual, municipal e particular participaram de uma capacitação realizada pela Polícia Militar. O objetivo do evento foi a união de policiais e professores para o combate aos males sociais que estão vitimando crianças e adolescentes.
A capacitação aconteceu anteontem no Cine Teatro Guanabara de Loanda e contou com a parceria do Núcleo Regional de Educação.
De acordo com o comandante da 2ª Companhia, capitão Orlando Lázaro da Silva, participaram do evento aproximadamente 160 diretores, pedagogos e professores de das cidades de Loanda, Santa Cruz de Monte Castelo, Querência do Norte, Santa Isabel do Ivaí, Planaltina do Paraná, Santa Mônica, Nova Londrina, Marilena, Itaúna do Sul, Diamante do Norte, São Pedro do Paraná e Porto Rico.
Também estiveram presentes membros do Conselho Tutelar, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), integrante da imprensa e convidados da comunidade.
O comandante da companhia falou sobre segurança, classificação forense de criminosos e orientações sobre como identificar adolescentes que estejam se iniciando em práticas delituosas.
No final ele fez uma análise da capacitação. “Foi muito produtivo e outros eventos de mesma natureza já estão sendo planejados para ocorrer na região com vistas a orientar famílias, professores, e outras entidades regionais”, disse Silva.
Os participantes também assistiram uma palestra com o sargento da reserva, Edimilson Pedro dos Santos. Ele orientou as pessoas sobre as formas de identificar as crianças e adolescentes sofrem abusos. O palestrante também deu dicas de como perceber maus tratos e casos de pedofilia.