Terceira etapa do PNAIC dará ênfase à gestão e abordagem interdisciplinar

Um total de 77 professores alfabetizadores cadastrados pelo MEC no PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) participaram na terça-feira (1) da abertura das atividades da terceira etapa do programa em Paranavaí.
Neste terceiro ano, as capacitações do PNAIC darão ênfase à Gestão, Ciclo de Alfabetização e Educação Inclusiva: Abordagem Interdisciplinar. Em 2013, a ênfase foi para a Língua Portuguesa e em 2015 para a Matemática.
“Este ano a proposta é trabalhar cinco princípios centrais: currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais; integração entre os componentes curriculares; foco na organização do trabalho pedagógico; seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento; e ênfase na alfabetização e letramento das crianças. Serão 80 horas de formação em 2015, com encontros todas as terças-feiras à noite. Este é o maior programa de formação continuada do MEC e Paranavaí tem uma participação bastante efetiva, melhorando a qualidade da educação em nossas escolas”, apontou a coordenadora local do PNAIC, Fátima Ferreira Louro.
PNAIC – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é realizado através do Governo Federal, em parceria com o município, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até a idade de 8 anos e até o 3º ano do ciclo de alfabetização.
O programa é trabalhado em 4 eixos: formação continuada; materiais didáticos, obras literárias e de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e por fim a gestão, controle social e mobilização.
Em Paranavaí, o PNAIC abrange mais de 100 turmas de 1º, 2º e 3º ano, auxiliando mais de 2.600 alunos no letramento. O município conta com 5 orientadoras de estudo e 77 professoras alfabetizadoras cadastradas no sistema e participantes ativas das capacitações de formação. Todas as orientadoras e professoras recebem um incentivo financeiro do Governo Federal para a participação no programa.