Associados são capacitados nas oficinas Sicredi/Sebrae

Muitos associados têm comprovado, no dia a dia, que a capacitação realizada pela parceria entre Sicredi União PR/SP e Sebrae/PR trouxe diversos benefícios. A organização da gestão, fluxo de caixa, preço de venda e redução de inadimplência são alguns dos temas trabalhados nas oficinas e que têm despertado nos empresários uma nova visão nos negócios.
Criado no ano passado, o “Programa de Oficina de Capacitação Sebrae”, busca qualificar as empresas associadas à cooperativa a fim de prepará-las para a melhor gestão de seus negócios. A duração dos cursos é de quatro horas em uma única apresentação e os encontros são conduzidos por consultores do Sebrae.
A expectativa da Sicredi é contar com a participação de, aproximadamente, 1.800 empresários nas três regionais de atuação da cooperativa, Norte e Noroeste do Paraná e Centro Leste Paulista.
“As palestras têm como objetivo apoiar os cooperados que possuem empresas, para gerenciarem ainda melhor seus negócios e se tornarem ainda mais competitivos. E desta forma, eles também se tornam mais participativos dentro da cooperativa”, destaca Wellington Ferreira, presidente da Sicredi União PR/SP.
PARTICIPAÇÃO – O empresário Ademir Mauro Soares, associado há 12 anos da Sicredi de Paraíso do Norte, não perde os cursos oferecidos. Proprietário de uma oficina mecânica, Soares participou, recentemente, do curso “Como reduzir a inadimplência” e gostou muito. “Foi muito bom, trouxe conhecimento e dicas para colocarmos em prática na empresa. Sei que as mudanças não vão acontecer de uma hora para outra, mas vou começar a mudar aos poucos. E se tiver outros cursos, vou participar. Quanto mais informação para melhorarmos os negócios, melhor”, diz Soares.
De acordo com a assistente de Programas Sociais da cooperativa, Gisely Fernanda Rodrigues de Almeida, o aperfeiçoamento proporcionado aos associados é uma das responsabilidades da cooperativa.
“É importante que a cooperativa invista na educação de seus membros, começando pela organização da gestão financeira, contribuindo assim para o crescimento do cooperado e para que alcancem melhores resultados. Este é um dos princípios do cooperativismo”, ressalta Gisely.

Desenvolvimento
Segundo o presidente da cooperativa, os pequenos negócios promovem o desenvolvimento econômico das regiões onde atuam e este também é o papel da cooperativa. “O que produzimos precisa ficar na região em que estamos. Desta forma, podemos multiplicar as ações e aproveitar melhor os resultados conquistados. Com associados mais preparados para gerir o negócio, os riscos diminuem e todos saem ganhando”, acrescenta Ferreira.
Nas regionais Norte e Noroeste do Paraná, os cursos seguem até setembro. Para participar, informe-se sobre a agenda na agência Sicredi mais próxima de você.