Nas escolas, recomendação é para que estudantes se hidratem constantemente

Depois de tanta teoria, muitos alunos não veem a hora das aulas de Educação Física. Mas em dias de baixa umidade relativa do ar e sol forte, é preciso ter alguns cuidados para evitar que as atividades comprometam a saúde dos estudantes.
Nas escolas municipais de Paranavaí, as recomendações são repassadas aos professores logo no começo do ano, já que essas condições de tempo são frequentes. “Não deixar as crianças expostas ao sol e orientá-las a tomarem bastante água”, disse a secretária municipal de Educação, Aparecida Gonçalves.
Ela destacou que todas as escolas têm quadras esportivas cobertas, por isso, durante as aulas de Educação Física as crianças realizam as atividades normalmente. A dificuldade seria manter os estudantes à sombra durante o recreio. “Mas o tempo é curto. São apenas 15 minutos”.
As quadras esportivas das escolas estaduais também possuem cobertura, conforme informou a coordenadora da Disciplina de Educação Física do Núcleo Regional de Educação, Iara Cardoso. Assim, não foi preciso alterar a rotina das aulas.
Ela reforçou a orientação aos professores, para que estimulem os estudantes a se hidratarem corretamente durante as aulas de Educação Física e ao longo de todo o período que permanecem na escola.
No caso dos ambientes fechados, Iara sugeriu que os professores recomendem o uso de garrafinhas, porque, dessa forma, eles não precisariam interromper as aulas para beber água o tempo todo.