“Agosto Azul” começa com atividades voltadas para a saúde do homem

Homens precisam cuidar da saúde, mas a resistência ainda é grande. Por isso, uma feira de serviços gratuitos foi realizada ontem, na Praça dos Pioneiros, em Paranavaí. O objetivo foi proporcionar à população masculina acesso a exames médicos e outras orientações.
Teve aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação do índice prostático, exame bucal, orientações sobre trânsito e segurança e até corte de cabelo. É o “Agosto Azul”, um mês inteiro de atividades voltadas para a prevenção de doenças comuns aos homens.
Na avaliação do enfermeiro Nelson Pereira de Azevedo, coordenador da Unida Básica de Saúde Central, é fundamental despertar na população masculina a preocupação com as condições de saúde. Ele apontou dois motivos: homens só procuram ajuda médica quando estão doentes e a expectativa de vida deles é menor se comparada com a das mulheres.
Exatamente por isso, Eduardo Aparecido Olsen, de 65 anos, faz questão de tomar todos os cuidados necessários. “Faço exames frequentemente.” Para ele, eventos como o de ontem são importantes porque estimulam os homens a se cuidarem. “Muita gente não tem coragem, não se preocupa”.
Antônio Borges, de 78 anos, é um dos que resistem. Para ele, a feira de serviços gratuitos foi “uma oportunidade para pôr a saúde em dia”. Por isso, ele aproveitou para fazer todos os exames. “A gente fica sabendo o que tem e o que precisa fazer para se cuidar”, disse o aposentado.
De acordo com o coordenador da UBS Central, outras atividades semelhantes à de ontem serão realizadas ao longo do mês. A ideia é que nos bairros onde há postos de saúde haja atendimento específico para os homens, com exames de saúde e orientações.