Encontro orientou produtores sobre a aplicação da rotulagem de alimentos

Começou a valer neste mês de julho a resolução que determina que os produtos in natura comercializados em supermercados e feiras devem conter rótulos de identificação. A exigência é da Secretaria de Saúde do Paraná e tem a finalidade de oferecer mais segurança e confiabilidade ao consumidor que adquire estes alimentos.
Por se tratar de uma normativa nova, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Emater, Sindicato Rural e Vigilância em Saúde, organizou, ontem, reunião com os produtores rurais de Paranavaí para orientá-los sobre os procedimentos adequados de rotulagem.
A palestra aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Paranavaí e foi ministrada pelo chefe local da Emater, Ilson Jonacir R. Gomes.
“Sabemos que é necessário um prazo para adequação e temos consciência de que é nosso papel orientar todos os envolvidos”, afirmou o secretário de Agricultura, Osmar Wessler.
RESOLUÇÃO – Nesta primeira etapa, a resolução N° 748/2014 indica que a exigência será válida apenas para produtos específicos, como a banana, cebola, cenoura, couve-flor, laranja, maçã, morango, repolho, tomate e uva.
E em um segundo momento, programado para dezembro, serão acrescentados à lista o abacaxi, abobrinha, aipim, alface, batata, chuchu, goiaba, mamão, melancia, pepino e pimentão. E os demais produtos começarão a ser rotulados em junho de 2016.
O rótulo deve conter os dados de origem do produto, como nome do produtor e endereço, além da variedade do alimento, lote e peso líquido. Em casos de produtos comercializados em bandejas, o rótulo ainda deve conter a validade e forma de conservação.
A etiqueta pode ser colada, impressa ou carimbada e deve estar legível aos consumidores, que por sua vez, já podem exigir dos empresários a aplicação da medida.