Disque denúncia faz número de prisões aumentar

Levantamento realizado pela Polícia Militar indica que no ano de 2015 houve mais prisões em decorrência de denúncias feitas através do telefone 181 (Disque Denúncia) e 190. Segundo o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) o aumento foi de 60% comparando com o mesmo período de 2014.
Até a última quarta-feira 137 pessoas tinham sido presas em Paranavaí depois de serem denunciadas anonimamente. No mesmo período de 2014 foram 85 prisões.
De acordo com o comandante do 8º BPM, major Ademar Carlos Paschoal, o Disque Denúncia é uma importante ferramenta que ajuda a polícia chegar até os criminosos. Ele ressaltou que todas as pessoas que fazem as ligações têm o sigilo de identidade garantido.
“Ao fazer a denúncia não é necessário dar nenhum tipo de identificação. É garantido ao denunciante o anonimato e o sigilo das informações. As denúncias, além do número 181, também podem ser realizadas diretamente pelo telefone 190 ou para qualquer policial militar”, disse o comandante.
Paschoal lembrou que as denúncias têm sido um forte aliado e uma arma eficaz no combate ao tráfico de drogas em Paranavaí. Anonimamente o cidadão auxilia na identificação de pessoas e de pontos de venda de drogas.
“Além de promover as prisões, essas denúncias servem como provas para o embasamento jurídico para a acusação do suspeito”, falou o major.
Ademar Carlos Paschoal afirmou que a partir das informações é possível investigar e planejar ações policiais que combatem além do tráfico, o aliciamento a adolescentes para o “mundo do crime” e a retirada de armas de fogo de circulação.
Porém, o comandante ressaltou que nesse ano as denúncias diminuíram cerca de 30 %. Em 2015 foram atendidas 134 denúncias. No mesmo período do ano passado foram realizadas 193 ligações.
COMO FUNCIONA – O serviço do Disk Denúncia 181 tem abrangência por todo o Paraná, sendo que o atendimento tem 24 horas de funcionamento em seis centrais distribuídas pelo Estado.  As centrais são localizadas nos Comandos Regionais da Polícia Militar nas cidades de Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel e Pato Branco.
As denúncias dos municípios pertencentes à área do 8º Batalhão são direcionadas para a central do Comando Regional da Polícia Militar localizada em Maringá, que por sua vez, é distribuída para os batalhões que pertencem à sua área.