Paranavaí tem mês de julho mais chuvoso desde 1997

Paranavaí tem o mês de julho mais chuvoso desde 1997, quando os dados passaram a ser coletados pelo Instituto Simepar, com estação em Paranavaí. Até ontem, dia 15, já havia chovido 261 milímetros, contra apenas 93,2 milímetros de todo o mês de julho do ano passado.
O total de chuvas deste mês já é 54,43% maior do que o julho mais chuvoso registrado até então – que foi em 2011 – e chegou a 169 milímetros. Julho e agosto são tradicionalmente meses de pouca chuva na região Noroeste.
A chuva mais intensa neste mês foi de sexta para sábado, quando o Simepar totalizou 73 milímetros. Tanta chuva provocou danos no asfalto na zona urbana e muitos estragos nas estradas rurais.
Na região um cenário muito parecido. Várias cidades foram afetadas pelo temporal da última sexta-feira, dentre elas, Marilena, Nova Londrina, Rondon, Loanda e São João do Caiuá, que ontem decretou situação de emergência, a exemplo do que ocorrerá segunda-feira em Rondon. A situação resulta em consequências para centenas de pessoas. No início da noite de ontem também Terra Rica engrossou as estatísticas, com chuva de granizo.
Conforme números da Defesa Civil, Nova Londrina foi a cidade com maior número da casas atingidas. O Corpo de Bombeiros confirma  378 residências com telhas quebradas. Em Marilena a chuva foi intensa, mas não deixou grandes prejuízos, aponta a Defesa Civil.
Em Loanda, foram mais de 300 casas atingidas, com destelhamento parcial. Na cidade o desafio foi desobstruir as ruas por causa do grande número de árvores caídas – pelo menos 20, aponta o serviço de Bombeiro Comunitário.
Enquanto isso, Rondon vive situação de emergência confirmada em decreto municipal nesta terça-feira. A cidade teve 400 pessoas atingidas pelo temporal, sendo que seis delas ficaram desabrigadas. Mais de 100 árvores caíram no centro da cidade.
MAIS CHUVAS – E o volume de chuva deve crescer ainda mais em Paranavaí nos próximos dias. O Simepar tem previsão de mais chuva para os próximos dias. Para hoje, pancadas de chuva e temperaturas entre 16ºC e 23ºC.
Para amanhã, céu parcialmente nublado com chuvas e trovoadas. A temperatura oscila entre 15ºC e 20ºC. Para sábado e domingo, situação parecida nos dois dias com poucas nuvens. A temperatura varia entre 16ºC e 26ºC.