Comerciantes de Paranavaí esperam melhores resultados para o 2º semestre
É hora de inovar, aplicar novas técnicas de gestão, desenvolver estratégias para atrair e fidelizar clientes, otimizar investimentos. Para o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) Guto Costa, quem estiver disposto a mudar terá bons resultados durante o segundo semestre de 2015.
Por outro lado, os empresários que mantiverem o mesmo ritmo dos seis primeiros meses do ano poderão enfrentar dificuldades para continuar. É que os custos operacionais estão mais altos: contas de água e energia, remuneração de funcionários, reposição de estoque.
Mas esse não é o único problema. Da mesma maneira que os comerciantes estão sendo atingidos pelos reflexos do momento econômico do país, os consumidores também sentem. Por isso, estão comprando menos.
O vice-presidente da Aciap avaliou a situação atual em Paranavaí. “O consumo continua, mas de forma consciente. As pessoas só estão comprando aquilo que realmente precisam”. Para Costa, o que vai fazer a diferença daqui para frente é ter preços acessíveis, atendimento de qualidade e bons produtos.
Márcio Magalhães é empresário. Pelos cálculos dele, o primeiro semestre deste ano foi de resultados negativos, com retração de 10% a 15% em relação ao mesmo período de 2014. Assim, ele considerou que “se mantivermos os mesmos resultados do ano passado, já será bom”.
Na avaliação de Magalhães, a redução no consumo se deve à apreensão dos clientes quanto ao momento econômico do país. “Mas vai chegar o momento em que as pessoas vão consumir. E quando essa hora chegar, precisamos estar preparados”.
O empresário garantiu que ele e a equipe de vendas estão prontos. “Aprendemos a negociar novas formas de pagamento, melhoramos a qualidade do atendimento e trabalhamos com otimismo, perseverança e alegria. Nada de falar em crise”, disse Magalhães.
Dalva Galindo também é otimista. “Estamos torcendo para que os próximos meses sejam melhores”. A avaliação da empresária em relação ao primeiro semestre: “Foi ruim. Todo mundo segurou para ver o que viria pela frente, por isso, vendemos menos”.
Mas a tendência é melhorar. Ela disse estar confiante com a chegada de temperaturas mais altas. “Estamos apostando na coleção verão para superar as dificuldades que enfrentamos até agora”.
Se depender das ações previstas para esta segunda metade do ano, a Aciap terá papel importante na superação dos problemas econômicos que estagnaram a economia em Paranavaí nos últimos meses. Foi o que garantiu o vice-presidente da entidade. “Ouvimos os empresários e estamos lançando uma campanha ‘pé no chão’ que vai agradar os clientes”.
A iniciativa de fomento ao comércio deverá ser lançada em agosto. A ideia é sortear prêmios somente no Natal, diferentemente do que aconteceu em anos anteriores, quando as principais datas comemorativas eram contempladas na campanha. Desta vez, haverá ações institucionais de incentivo ao consumo.
Mas a proposta da Aciap vai além da ação de fomento ao comércio. De acordo com Costa, o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) de 2015 será voltado para a inovação. “Vamos trabalhar questões de tecnologia, gestão e atendimento. São pontos estratégicos para fazer com que os empresários alcancem bons resultados”, afirmou o vice-presidente da Aciap.
Por outro lado, os empresários que mantiverem o mesmo ritmo dos seis primeiros meses do ano poderão enfrentar dificuldades para continuar. É que os custos operacionais estão mais altos: contas de água e energia, remuneração de funcionários, reposição de estoque.
Mas esse não é o único problema. Da mesma maneira que os comerciantes estão sendo atingidos pelos reflexos do momento econômico do país, os consumidores também sentem. Por isso, estão comprando menos.
O vice-presidente da Aciap avaliou a situação atual em Paranavaí. “O consumo continua, mas de forma consciente. As pessoas só estão comprando aquilo que realmente precisam”. Para Costa, o que vai fazer a diferença daqui para frente é ter preços acessíveis, atendimento de qualidade e bons produtos.
Márcio Magalhães é empresário. Pelos cálculos dele, o primeiro semestre deste ano foi de resultados negativos, com retração de 10% a 15% em relação ao mesmo período de 2014. Assim, ele considerou que “se mantivermos os mesmos resultados do ano passado, já será bom”.
Na avaliação de Magalhães, a redução no consumo se deve à apreensão dos clientes quanto ao momento econômico do país. “Mas vai chegar o momento em que as pessoas vão consumir. E quando essa hora chegar, precisamos estar preparados”.
O empresário garantiu que ele e a equipe de vendas estão prontos. “Aprendemos a negociar novas formas de pagamento, melhoramos a qualidade do atendimento e trabalhamos com otimismo, perseverança e alegria. Nada de falar em crise”, disse Magalhães.
Dalva Galindo também é otimista. “Estamos torcendo para que os próximos meses sejam melhores”. A avaliação da empresária em relação ao primeiro semestre: “Foi ruim. Todo mundo segurou para ver o que viria pela frente, por isso, vendemos menos”.
Mas a tendência é melhorar. Ela disse estar confiante com a chegada de temperaturas mais altas. “Estamos apostando na coleção verão para superar as dificuldades que enfrentamos até agora”.
Se depender das ações previstas para esta segunda metade do ano, a Aciap terá papel importante na superação dos problemas econômicos que estagnaram a economia em Paranavaí nos últimos meses. Foi o que garantiu o vice-presidente da entidade. “Ouvimos os empresários e estamos lançando uma campanha ‘pé no chão’ que vai agradar os clientes”.
A iniciativa de fomento ao comércio deverá ser lançada em agosto. A ideia é sortear prêmios somente no Natal, diferentemente do que aconteceu em anos anteriores, quando as principais datas comemorativas eram contempladas na campanha. Desta vez, haverá ações institucionais de incentivo ao consumo.
Mas a proposta da Aciap vai além da ação de fomento ao comércio. De acordo com Costa, o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) de 2015 será voltado para a inovação. “Vamos trabalhar questões de tecnologia, gestão e atendimento. São pontos estratégicos para fazer com que os empresários alcancem bons resultados”, afirmou o vice-presidente da Aciap.