SICOOB Noroeste implanta novo modelo de administração
A partir desse novo modelo, já implantado em todo o Paraná, o SICOOB Noroeste passa a ter um superintendente, o profissional com a atribuição de executar a política cooperativista definida pelo Conselho Diretor, eleito em assembleia no dia 17 de abril de 2015, com mandato de quatro anos. Em outras palavras, o Conselho define a estratégia e a equipe executa, a partir do comando profissional (Superintendência).
O profissional de mercado já apresentado à comunidade é Écio Almir Oliveira, 56 anos. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, Écio Oliveira ocupou a superintendência da instituição no Mato Grosso do Sul, além de acumular experiência gerenciando grandes agências por seis estados brasileiros (ver breve curriculum).
ENTENDENDO – O novo superintendente detalha que o que se busca o modelo é a chamada segregação de funções, ou seja, cada profissional, de acordo com as suas qualificações e atribuições, exerce uma atividade na cadeia entre a política corporativa, prospecção de mercado, atendimento ao cooperado e operações.
Explicando de forma detalhada: quem negocia não analisa e nem defere uma operação de crédito e vice-versa. O detalhe citado é válido para as demais atividades. Outro exemplo de atribuição: a diretoria define abertura de duas novas agências, portanto, cabe aos executivos as respectivas implantações.
Juntamente com a Superintendência também foi implantada a Diretoria Administrativa e Financeira, ocupada igualmente por um executivo de mercado que, a exemplo da Superintendência, tem a função de focar profissionalmente o setor. O novo diretor é Celso Chaparro, que fez carreira no Banco do Brasil e foi superintendente do SICOOB Arenito, de Umuarama, entre 2011 e 2014.
MEDIDAS JÁ ADOTADAS – Os novos profissionais chegaram a Paranavaí e região há 30 dias. Desde então, já foram adotadas medidas práticas. Foi criado um setor de recuperação de crédito e um setor de seguridade. Também está em fase de implantação o setor de análise de operações de crédito. Para o cooperado uma mudança será visível no curto prazo: ampliação das salas de autoatendimento, com maior número de caixas.
PRESIDENTE DETALHA MUDANÇAS – O presidente do SICOOB Noroeste, Hélio Nakatani, falou da importância desse novo momento. Conforme analisa, a região Noroeste sempre deu as respostas aos desafios propostos. Ele lembrou ainda que o modelo de governança é uma exigência do Banco Central, em vigor desde 2009.
Todo o SICOOB Central Unicoob já implantou, restava o Noroeste. Essa diferença aconteceu porque quando as mudanças começaram o SICOOB Noroeste tinha acabado de eleger o Conselho Diretor (em 2010) no formato anterior.
O presidente lembra que o novo modelo é altamente profissionalizado, o que confere mais agilidade, transparência e atendimento aos cooperados. Aliás, reafirma que o Conselho Diretor tem como ponto comum a manutenção do melhor atendimento, uma referência da marca SICOOB Noroeste.
Os novos executivos do SICOOB Noroeste foram apresentados no sábado (dia 27 de junho), em reunião e treinamento dos delegados da cooperativa. Neste evento o superintendente de Relações Institucionais do SICOOB Central Unicoob, Sérgio Gini, falou sobre cooperativismo e o Sistema SICOOB.
Conheça o superintendente
Écio Almir Oliveira
Formado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco – MS;
Pós-graduado em Desenvolvimento de Competências Gerenciais (FGV/SP);
Pós-graduado em Formação Geral para Altos Executivos – FIA/USP;
Especializado em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Amazonas;
Especialista em Marketing pela PUC/RJ;
Educador corporativo do Banco do Brasil entre 2002 e 2011;
Trabalhou em cargos de gerência de grandes agências nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Maranhão e Minas Gerais.
Conheça o diretor administrativo e financeiro
Celso Chaparro
Graduado em Direito – com OAB, portanto, advogado – pelo Cesumar/Unipar;
Licenciado em Química pela UEM;
MBA em treinamento para Altos Executivos;
MBA – Gestão em Finanças;
MBA – Liderança e Gestão Organizacional;
Aprovado para dirigir agências nível 1 – as maiores na hierarquia do BB;
Superintendente do SICOOB Arenito – Umuarama – entre 2011 e 2014.