Bancários querem reposição da inflação e mais 5% de aumento

Reunidos numa conferência, sábado em Paranavaí, bancários de cinco regiões do Estado do Paraná definiram a pedida de reajuste para a campanha salarial – reposição da inflação do período mais 5%. A expectativa é de que o índice reivindicado fique entre 12% e 13%. Setembro é a data-base da categoria.
A formação da pauta de reivindicações se dá em etapas. O encontro das regiões em Paranavaí foi a primeira delas (outras regionais também farão seus eventos).
Depois dessa fase o documento será apreciado em Curitiba e as aprovadas farão parte do conjunto de propostas do Paraná na reunião nacional. Neste evento o documento final será fechado e apresentado aos patrões, representados pela Federação Nacional dos Bancos – Febraban.
Além da cláusula salarial, os bancários pleiteiam maior geração de empregos, fim das metas abusivas, regulamentação do sistema financeiro nacional (debatendo a função social – papel – dos bancos), fim do assédio moral, fim da rotatividade e cuidados com a saúde do trabalho, além, da liberdade de imprensa.
Para a comunidade em geral, os bancários pleiteiam a redução das tarifas, monitoramento por câmeras nos lados externo e interno das agências e ampliação do horário de atendimento para 9 às 17 horas. Hoje os bancos atendem das 10 às 15 horas.
Ainda em relação à comunidade, o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região, Neil Emídio Júnior, informa que o movimento está confeccionando uma cartilha com os direitos dos usuários. Será entregue gratuitamente.
GREVE ? – Não está descartada uma nova greve da categoria. Emídio Júnior informa que houve consulta junto aos profissionais e que 75% são favoráveis, caso os bancos não atendam as reivindicações.
Eles também votaram pelo esgotamento de todas as negociações e só depois a votação de eventual greve.
A consulta foi feita junto às cidades dos sindicatos que formam o chamado PACTU – Paranavaí, Campo Mourão, Guarapuava, Toledo e Umuarama.  
O encontro em Paranavaí – 7ª Conferência do Paraná – marcou o início da Campanha Salarial 2015. O evento, na sede do Sindicato da categoria, contou com a participação do presidente da Contraf – Confederação Nacional dos trabalhadores no Ramo Financeiro, Roberto Von Der Osten, e do presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores no Ramo Financeiro – Fetec/CUT-PR, Roberto Júnior.
Ainda no evento o economista Pablo Ruiz Meireles fez uma palestra sobre a conjuntura econômica e o fim das terceirizações no Brasil (Projeto de lei 4330). O atual presidente do Sindicato dos Bancários de Paranavaí é Nilton Borges de Carvalho.